Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

sexta-feira, março 23, 2012

Estudo de Caso com SAE


Discente: Luisa Silva Oliveira/ Saúde Mental II - Prof. Diego Leal
Respostas dos Estudos de Caso
Caso 1: R. Mineiro de Belo Horizonte, sofreu pedofilia aos 6 anos, descobriu que era filho adotivo, e aos 24 anos desempregado, sob pressão começou a ficar sem dormir por vários dias, ansioso e estressado quando teve seu primeiro surto de esquizofrenia paranóide, mais que inicialmente foi tratado como síndrome do pânico, ficou perdido sem saber onde estava e quando entrou em um ônibus começou a gritar e andar de um lado para o outro, outras vezes ficava calado agachado esperando o tempo passar, tinha medo, ouvia vozes dizendo para pular alambrados e se jogar, e se esforçava pra lembrar onde estava e pra onde ia, dormiu na rua por uma noite quando foi encontrado pela mulher de um tio  foi levado pra casa, em casa também ouvia vozes diziam que os seus pais iriam mata-lo, ele não conseguia dormir e seus pais também não por vários dias pois o mesmo ficava perambulando pela casa e queria ir pra rua os pais só dormiam quando um vizinho podia ir ficar conversando com ele, só depois da consulta com o enfermeiro que descobriu alteração psicológica e do acompanhamento no CAPS com psicólogos é que suspeitou da síndrome do pânico com a medicação sua vida tomou um novo rumo, mais um dia ele resolveu que poderia viver sem o medicamento e teve mais um surto assim descobriu que não pode viver sem a medicação,  R. teve muito apoio do pai, pois a mãe adotiva sofria com depressão e por várias vezes ele e a mãe trocavam ofensas por ele ser filho adotivo, o pai é o esteio da família seu único problema de saúde é hipertensão e não mede esforço para apoiar o filho nem a mulher. R. já foi descriminado, nunca foi agressivo consigo nem com outros, tem uma vida social normal, hoje só faz uso de Resperidona 3mg a noite, acompanham fielmente o tratamento no CAPS em Santa Cruz Cabrália, abandonou o sonho de ser policial como seu pai, pois é consciente que não pode ter contato com armas, tem planos de  se tornar Assistente social, depois de algum tempo desconbriu que R. sofria com esquisofrenia paranoide.

Diagnósticos de Enfermagem:
v     Ansiedade/ Estresse relacionado com o desemprego, descoberta de ser filho adotivo;
v     Padrão do sono prejudicado;
v     Medo relacionado com as vozes que ouve;
v     Desobediência relacionada com a falta de adesão ao plano terapêutico;
v     Processos familiares interrompidos relacionados com a dificuldade no relacionamento família (mãe).

Prescrição de Enfermagem:
·      Ajudar o cliente a identificar afirmações positivas sobre si mesmo;
·      Ajudar o cliente a cooperar com o plano de tratamento estabelecido e concordar em acompanhar o atendimento ambulatorial;
·      Ajudar a família a desenvolver/fortalecer o potencial do crescimento;
·      Avaliar os fatores relacionados ao sono;
·      Realizar comunicação terapêutica;
·      Ajude as clientes a lidar com a situação presente;
·      Permitir que o cliente utilizem suas próprias estratégias de superação;
·      Detectar sinais de ansiedade crescente;
 Implementação:
ü     Avaliar o nível de ansiedade;
ü     Avaliar padrão e disfunção do sono;
ü     Identificar a percepção do cliente quanto á ameaça representada pela situação;
ü     Avaliar fatores do sono à noite;

ü     Ajudar a paciente a lidar com o medo;
ü     Auxiliar no desenvolvimento  de um plano de manutenção da segurança e harmonia familiar;
ü     Ensinar o respeito de relações saudáveis;
ü     Encorajar a interação de cada membro da família com ambientes sociais mais amplos e se envolverem em grupo de apoio.

Evolução:
O cliente identifica sentimentos internos de ansiedade e usa medidas adaptativas aprendidas para reduzir a ansiedade;
A cliente demonstra capacidade autoprotetoras e estratégias de resolução de problemas;
Houve melhora do estresse situacional?
Paciente participa das atividades;
Houve redução nas alterações do sono?
O cliente adere ao regime terapêutico;
Os membros promovem crescimento e desenvolvimento sadios;
O cliente demonstra melhor interação social com as outras pessoas e com a família.

Diagnósticos de Enfermagem: (MÃE)
v     Maternidade prejudicada relacionada ao excesso de hostilidade da mãe com o jovem (mãe adotiva);
v    Processos familiares interrompidos relacionados com a dificuldade no relacionamento família (filho).

Prescrição de Enfermagem:
·      Ajudar a família a desenvolver/fortalecer o potencial do crescimento;
·      Realizar comunicação terapêutica;
·      Ajude as clientes a lidar com a situação presente;
·      Permitir que as clientes utilizem suas próprias estratégias de superação;
·      Reconhecer os anseios e avaliar as percepções do cliente quanto a aceitação do filho adotivo no convívio familiar.

Implementação:
ü     Identificar a percepção do cliente quanto á ameaça representada pela situação;
ü     Promover reuniões grupais 2 ou 3 vezes por semana;

ü     Auxiliar no desenvolvimento  de um plano de manutenção da segurança e harmonia familiar;
ü     Ensinar o respeito de relações saudáveis;
ü     Encorajar a interação de cada membro da família com ambientes sociais mais amplos e se envolverem em grupo de apoio.

Evolução:
O cliente identifica sentimentos internos de ansiedade e usa medidas adaptativas aprendidas para reduzir a ansiedade;
Os membros promovem crescimento e desenvolvimento sadios;
O cliente demonstra melhor interação social com as outras pessoas e com a família.

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