S.T.A.
portador de esquizofrenia, com histórico de agressão familiar (no papel de
agressor), já manteve relações sexuais com C.P.T. sua irmã mais velha, e
estuprou outra irmã S.M.N., quando esta tinha 14 anos.
S.T.A. foi expulso de casa por seu pai após o
divórcio dos genitores, em companhia de três irmãos mais jovens (C.P.T. e dois
adolescentes, masculino de 15 e 13 anos
)
S.T.A , incendiou a residência na zona rural, forçando a família a migrar
para zona urbana, em vários episódios,
agrediu com tapas e socos seus irmãos mais jovens e ameaçou com armas brancas
C.P.T.
Sua genitora já foi internada
duas vezes em hospitais psiquiátricos.
S. T. A. recusa-se a usar os
medicamentos prescritos e frequentemente, invade igrejas e estabelecimentos,
interrompendo cultos e dizendo coisas obscenas, e também o mesmo já masturbou-se
no meio da sala, na presença da mãe e da irmã, as duas frequentemente procuram
os profissionais do CAPS para queixarem-se, expressando o temor de serem
estuprados.
Desenvolver a SAE
para cada individuo da família.
CLIENTE
|
DIAGNÓSTICO
|
PRESCRIÇÃO
|
IMPLEMENTAÇÃO
|
S.T.A
|
Risco
de violência dirigida a outras pessoas
|
Implantar
estratégias para evitar violências ou abusos maiores
|
-Oferecer
apoio e ajuda ao cliente para que o
mesmo consiga lidar e controlar maneira adequada seus impulsos.
|
|
Não
adesão ao tratamento
|
Implantar
de forma adequada o tratamento prescrito para doença mental.
|
Conscientizar
o paciente sobre os benefícios pessoais e familiares advindos do tratamento
|
|
Isolamento
social
|
Promover
maior interação com familiares e outros
|
Promover tratamento grupal, com outros que compartilham do mesmo
problema, proporcionando um apoio mutuo.
|
CLIENTE
|
DIAGNÓSTICO |
PRESCRIÇÃO
|
IMPLEMENTAÇÃO
|
C.P.T.
|
Alteração
do processo familiar
|
Reintegração
ao núcleo familiar
|
-Promover
escuta qualificada da problemática do paciente
-Realizar
grupo com todos familiares
|
|
Ajuste
individual ineficaz
|
Restabelecer
o conceito sadio de si mesmo
|
Permitir
verbalização da problemática e frustações
|
|
Desespero
|
Promover
maior interação com familiares e outros
|
Promover tratamento grupal com
outros que compartilham do mesmo problema, proporcionando um apoio mutuo.
|
CLIENTE
|
DIAGNÓSTICO
|
PRESCRIÇÃO
|
IMPLEMENTAÇÃO
|
S.M.N
|
Síndrome
do trauma de estupro
|
Promover
restabelecimento emocional
|
-Apoio
multidisciplinar
-Promover
participação
em
grupos com pessoas que já passaram
pelo mesmo problema
|
|
Medo
|
Auxiliar
o cliente a lidar como medo e promover o seu bem estar
|
-Utilizar
a comunicação terapêutica, estabelecendo empatia e vinculo com o paciente ajudando-o a superar seus medos
-Orientar
a manter distanciamento do agressor.
|
CLIENTE
|
DIAGNÓSTICO
|
PRESCRIÇÃO
|
IMPLEMENTAÇÃO
|
PAI
|
Manutenção
do lar prejudicado
|
Promover
ambiente familiar harmonioso e seguro
|
Estabelecer
diálogo determinando e avaliando causa
do problema
-Auxiliar
no desenvolvimento de um plano de
manutenção da segurança e harmonia familiar
|
|
Paternidade
prejudicada
|
Promover
o desenvolvimento das habilidades de paternidade
|
-Estabelecer diálogo, observando as preocupações e frustrações do
cliente
-Auxiliar no planejamento da
administração do tempo e estabelecimento de limites para os filhos.
|
CLIENTE
|
DIAGNÓSTICO
|
PRESCRIÇÃO
|
IMPLEMENTAÇÃO
|
DOIS IRMÃOS INCEDIÁRIOS
|
Confusão
|
Aumentar
o nível funcional e diminuir ou evitar outras deteriorações
|
-Orientar
o cliente quanto a seu ao seu ambiente familiar.
-Estimular
a família a participar da reorientação familiar e também fornecer estimulação
contínua
|
CLIENTE
|
DIANSTICO
|
PRESCRIÇÃO
|
IMPLEMENTAÇÃO
|
MÃE
|
Risco
de sentimento de impotência
|
Auxiliar
no esclarecimento das necessidades do cliente e sua capacidade de atendê-las
|
-Ouvir
as percepções do cliente sobre sua situação e suas preocupações
-Ajudar
o cliente a identificar o que ele pode
fazer por si próprio e por sua família
|
Acadêmico: Rafael Marx
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
S.T.J.
|
ESPOSA
|
SOGRA
|
Ansiedade
|
Padrão do sono prejudicado
|
Processos familiares
interrompidos
|
Alteração dos processos de
pensamentos
|
Risco de sentimento de
impotência
|
Baixa auto-estima situacional.
|
Distúrbio do padrão do sono
|
Distúrbio da auto-estima.
|
Síndrome de estresse por
mudança.
|
PRESCRIÇÃO
S.T.J.
|
ESPOSA
|
SOGRA
|
Reconhecer a presença de
sintomas de ansiedade e identificar fontes de ansiedade.
|
Avaliar os fatores relacionados ao sono.
|
Permitir que expresse livre e
adequadamente seus sentimentos.
|
Identificar as intervenções
para lidar adequadamente com a situação.
|
Identificar as circunstâncias
situacionais.
|
Incentivar ao convívio social;
|
Avaliar os fatores relacionados ao sono;
|
Planejar atividades simples;
|
Reconhecer os anseios e avaliar
as percepções do cliente quanto as mudanças e suas expectativas para o
futuro.
|
IMPLEMENTAÇÃO
S.T.J.
|
ESPOSA
|
SOGRA
|
Ensinar sobre fatores
precipitantes de estresse, estratégias adaptativas e respostas adaptativas,
promover o uso de técnicas de relaxamento.
|
Avaliar fatores do sono a cada noite.
|
Avaliar a situação individual
quanto aos fatores causadores, ajudar a família a lidar com a situação e
promover o bem estar.
|
Avaliar os fatores causadores,
o grau da disfunção, gerar um ambiente terapêutico e promover o bem estar.
|
Avaliar os fatores causadores,
ajudar o cliente a esclarecer suas necessidades e promover o bem estar.
|
Promover reuniões grupais três vezes por semana.
|
Avaliar fatores do sono a cada noite.
|
Planejar atividades simples diariamente com duração de 30 minutos.
|
Avaliar o grau de estresse
percebido/experimentado pelo cliente e determinar as questões relativas à
segurança, ajudar o cliente a lidar com a situação/mudanças e promover o bem
estar.
|
EVOLUÇÃO
S.T.J.
|
ESPOSA
|
SOGRA
|
O cliente reconhece e verbaliza
sentimentos de ansiedade?
|
Houve redução nas alterações do sono?
|
Os resultados correspondem às
expectativas do cliente?
|
O cliente reconhece as
alterações do pensamento/comportamento?
|
Houve modificação do sentimento
de impotência?
|
O cliente demonstra um comportamento apropriado em situações
sociais?
|
Houve redução nas alterações do sono?
|
Paciente participa das atividades;
|
Houve melhora do estresse
situacional?
|
Discente: Analia Viana de Oliveira Borges
SISTEMATIZAÇÃO DA
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA S.T.A.
Histórico de Enfermagem
- Se atentar para história do cliente
quanto a relações familiares difíceis, eventos vitais estressantes .
- Avaliar as respostas comportamentais
características do cliente portador de um distúrbio esquizofrênico como distúrbio
da higiene, incapacidade de executar atividade da vida diária.
- Avaliar quanto às respostas cognitivas:
a)
Afrouxamento dos nexos associativos.
b) Limites
confusos do ego, despersonalização.
c) Falta
de compreensão quanto ao próprio comportamento.
- Observar respostas afetivas embotadas ou
incongruentes, negativas.
Diagnóstico
de Enfermagem
1. Risco de violência
relacionado à agressão familiar evidenciada pelos socos e tapas ocasionadas nos
irmãos, incêndio a residência da família, estupro a irmã.
2. Ajuste familiar ineficaz relacionado às
agressões familiares, relações familiares sem respeito evidenciado pela relação
sexual com a irmã mais velha, estupro a irmã (S. M. N.), expulsão de casa,
violência com irmãos, cenas obscenas com mãe e irmã.
3. Não-adesão ao regime prescrito
relacionado à dificuldade de aderir o tratamento evidenciado pela recusa de
usar medicações prescritas.
4. Disfunção sexual relacionado ao
comportamento sexual inadequado evidenciado pelo estupro e falta de respeito
com as mulheres.
5. Ajuste individual ineficaz relacionado
ao comportamento inadequado evidenciado pelo violência e agressões familiares.
6. Risco de violência direcionado a outros,
relacionado ao comportamento agressivo evidenciado pelo incêndio colocado na
casa da família, tapas e socos direcionados aos irmãos.
Prescrição de Enfermagem
- Manter um ambiente seguro.
- Observar frequentemente o comportamento
do cliente.
- Redirecionar o comportamento violento por
meios físicos para dar vazão a ansiedade.
-A equipe deve manter uma atitude tranqüila
em relação ao cliente.
-Ter membros da equipe disponíveis para
indicar ao cliente uma demonstração de força, caso isto se torne necessário.
-Administrar medicações tranqüilizantes
conforme a prescrição do médico. Se o cliente não se acalmar através de comunicação
terapêutica ou medicação, pode ser necessário o uso de contenções
mecânicas.
-Identificar o nível de funcionamento
familiar. Avaliar os padrões de comunicação, relações interpessoais entre os
membros, expectativa do papel, habilidades de resolução de problemas e
disponibilidade de sistema de apoio externo.
-Fornecer informações a família sobre a
doença do cliente, o que vai ser necessário no regime de tratamento e o
prognóstico a longo prazo.
-Com os membros da família, praticar
respostas a comportamentos e padrões de comportamentos bizarros e a respostas
caso o cliente venha a mostrar-se violento.
-Estabelecer critérios para diminuir ou
eliminar comportamentos considerados bizarros ou inadequados.
-Estabelecer metas para cooperar com o
plano de tratamento estabelecido e concordar em acompanhar o atendimento
ambulatorial.
Implementação de Enfermagem
-Proporcionar um ambiente seguro e
tranqüilo, diminuir os estímulos quando o cliente ficar agitado.
-Retirar objetos perigosos do consultório e
orientar a família a retirar também de casa.
-Observar quanto às primeiras indicações de
agitação, intervir antes que o cliente comece a atuar.
-Evitar a retaliação quando o cliente se
mostrar verbalmente hostil, usar um tom de voz calmo e tranqüilo.
-Isolar o cliente do meio geral se agitação
aumentar.
-Estabelecer limites ao comportamento
inaceitável e seguir consistentemente o protocolo para intervenção.
-Se for necessário contenções, aplicá-las
de modo seguro e não punitivo.
-Para um cliente no qual foram aplicadas
contenções, seguir o protocolo e proporcionar cuidados adequados.
-Encorajar cada membro a discutir
sentimentos e necessidades.
-Ajudar os membros da família a definir
regras básicas no que concerne a respeitar a privacidade uns dos outros e a
viverem juntos.
-Encorajar a interação de cada membro da
família com um ambiente social mais amplo.
- Encorajar os membros da família a se
envolverem em grupos de apoio.
-Ajudar os membros a identificar situações
produtoras de ansiedade e a planejar estratégias adaptativas específicas.
-Adotar
uma abordagem direta e franca aos comportamentos bizarros (não
reforçá-los).
-Tratar o cliente como adulto, apesar da
repressão.
Evolução de Enfermagem
-O cliente identifica sentimentos internos
de ansiedade e usa medidas adaptativas aprendidas para reduzir a ansiedade.
-O cliente demonstra um comportamento
apropriado em situações sociais.
-O cliente comunica-se sem evidências de
pensamento dissociado.
-O cliente demonstra melhor interação
social com as outras pessoas.
- O cliente apresenta afetos apropriados a
um dado sentimento, pensamento ou contexto.
-O cliente identifica seus próprios
aspectos positivos.
-Os membros da família usam estratégias
eficazes para lidar com as situações de conflito.
-O cliente participa do plano de tratamento
e do atendimento de acompanhamento.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE
ENFERMAGEM PARA C.P.T. E S.M.N.
Histórico de Enfermagem
- Analise os estressores internos e
externos que afetam o cliente.
- Observe as manifestações fisiológicas do
estresse refletindo a resposta de luta ou fuga.
- Reveja a história familiar quanto aos
estressores precipitantes que podem incluir um ciclo de abuso em várias
gerações, evidência de um ajuste familiar reduzido, incluindo passar de uma
crise a outra.
- Note os sinais e sintomas característicos
de abuso familiar como evidências de lesões físicas.
- Indague
a respeito das situações frequentemente associadas à violência familiar.
- Avalie as respostas cognitivas,
fisiológicas e comportamentais do cliente.
Diagnóstico de Enfermagem
- Analise os estressores internos e
externos que afetam o cliente.
- Estabeleça diagnósticos de enfermagem
individualizados, como:
* Ajuste individual ineficaz.
*Distúrbio do ajustamento.
*Distúrbios do padrão do sono.
*Ajuste familiar ineficaz comprometido.
*Isolamento social.
*Distúrbios da auto-estima.
*Ansiedade.
*Desespero.
Prescrição de Enfermagem
- Aja em colaboração com a cliente
estabelecendo metas realistas.
- Estabeleça os critérios para a evolução
final desejada ajudando a cliente a identificar seus próprios recursos para
lidar com a situação.
- Encorajar quanto à demonstração das
alterações de conduta e estilo de vida necessária para lidar com os estressores
e resolvê-los.
- Estabeleça critérios para que a cliente
restabeleça o conceito sadio de si mesma.
- Ajudar a cliente a melhorar a auto-estima.
- Ajudar a cliente a encontrar maneiras
alternativas de libertar a tensão.
Implementação de Enfermagem
- Ajudar a cliente a identificar
estressores.
- Ensinar a cliente a monitorar respostas
físicas ao estresse.
- Estabelecer prioridades para a
intervenção em casos de vítimas de abuso:
A - Em casos de suspeita de abuso sexual,
encaminhar a cliente a um serviço comunitário que tenha desenvolvido um
procedimento reconhecido de custódia para preservar evidências caso a cliente
venha a fazer um processo legal.
B - Promover verbalização e catarse.
C – Auxiliar na integração da experiência
do abuso.
D – Encorajar o restabelecimento de um
autoconceito sadio.
E – Ajudar a cliente a passar do papel de
vítima ao de um sobrevivente funcionante.
F – Proporcionar apoio a vítima para que
esta não tolere o abuso e tome providências para crescer.
G – Dar apoio e ajudar para o indivíduo
lidar com o sistema legal, para evitar ser vítima de abuso novamente.
- Reconhecer os
pontos fortes do cliente e incorporar o ingresso desses aspectos no
planejamento do cuidado.
- Discutir temores,
encorajar o envolvimento em atividades novas.
- Ajude a cliente a
determinar a fonte verdadeira da raiva.
- Faça a cliente a
manter um diário de sentimentos de raiva, o que o desencadeou e como se lidou
com eles.
- Ajude a cliente a
encontrar maneiras alternativas de libertar a tensão, como descargas físicas e
maneiras mais apropriadas de expressar a raiva, como procurar a equipe ao
surgirem os sentimentos.
Evolução de Enfermagem
- O cliente usa diversos recursos para
lidar com o estresse.
- O cliente relata ter sido bem sucedido na
eliminação, redução ou controle dos fatores precipitantes de estresse.
- O cliente é capaz
de discutir conquistas de sua vida.
- O cliente aceita
elogios e reconhecimentos de outros e passa a tomar decisões certas para sua
vida.
-O cliente é capaz
de reconhecer quando está com raiva e assume responsabilidade por esses
sentimentos mantendo controle e postura.
SISTEMATIZAÇÃO DA
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA A.F.T. (GENITORA)
Histórico de Enfermagem
1-
Note as manifestações fisiológicas da ansiedade envolvendo a
resposta de luta ou fuga e também sintomas físicos individuais especiais.
2- Reveja fatores de estresse internos e externos atuais do
cliente.
3- Discuta com o cliente sua própria percepção dos problemas
atuais.
4- Reveja a história familiar quanto aos estressores
precipitantes.
5- Indague a respeito das situações frequentemente associadas à
violência familiar.
6- Avalie os próprios sentimentos e respostas à violência e
abuso em família.
Diagnóstico de Enfermagem
- Classifique o
nível de ansiedade e estresse como leve, moderado, grave ou de pânico.
- Note as respostas comportamentais comuns
a ansiedade como: irritabilidade, raiva, retraimento, inquietação, choro,
queixas de tonturas, nervosismo, tensão, distúrbio do sono.
- Analise o grau de
disfunção da família, com base na dinâmica familiar, a história pregressa e os
estressores atuais e evidências de violência e abuso.
- Analise o
potencial de violência e abuso dos membros da família.
Prescrição
de Enfermagem
- Coopere com o cliente estabelecendo metas
realistas.
- Estabeleça os critérios para a evolução
final desejada ajudando o doente a identificar seus próprios recursos para
lidar com a situação.
- Encorajar quanto a demonstração das
alterações de conduta e estilo de vida necessárias para lidar com os
estressores e resolvê-los.
- Estabeleça critérios para que o cliente
restabeleça o conceito sadio de si mesmo.
Implementação de Enfermagem
Ensinar sobre fatores precipitantes de estresse, estratégias
adaptativas e respostas adaptativas.
· Usar o processo de resolução de problemas para ajudar o
cliente a reconhecer o início da própria ansiedade, estressores e capacidades
adaptativas.
·
Promover o uso de técnicas de relaxamento.
·
Promover o sono com medidas de conforto.
· Ajude a família a identificar estilos de comunicação
disfuncionais.
·
Explorar relações e papéis.
·
Ensinar a respeito de relações saudáveis.
Evolução de Enfermagem
- O cliente identifica seu estresse e
coopera com o plano de tratamento continuado.
- O cliente usa medidas adaptativas e não
comportamentos sintomáticos.
- O cliente busca melhoras quanto ao ajuste
familiar.
SISTEMATIZAÇÃO DA
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA IRMÃOS DE S.T.A.
Histórico de Enfermagem
- Reveja a história familiar quanto aos
estressores precipitantes que podem ser:
a) Ciclo de abusos em várias gerações.
b) Sistema familiar fechado, com pouca
diferenciação dos membros.
c) Padrões deficientes de comunicação.
d) Vivência no momento presente de maior
estresse sobre o sistema, proveniente de fontes internas e externas (eventos
vitais estressantes).
- Note os sinais e sintomas característicos
da violência ou abuso familiar como evidências de lesões físicas.
- Indague a respeito das situações
frequentemente associadas à violência familiar.
- Avalie os próprios sentimentos e
respostas à violência e abuso em família:
a) Podem surgir sentimentos negativos, tais
como raiva, culpa, negação, opressão, evitação, frustração, desespero, medo,
nojo.
b) Podem surgir sentimentos positivos,
incluindo esperança, apoio, interesse, solidariedade, dedicação, compreensão.
Diagnóstico
de Enfermagem
- Analise o grau de disfunção da família,
com base na dinâmica familiar, a história pregressa e os estressores atuais e
evidências de violência e abuso.
- Analise o potencial de violência e abuso
dos membros da família.
- Analise os recursos e capacidade de
adaptação dos membros da família.
- Estabeleça diagnósticos de enfermagem
como:
.Ajuste individual ineficaz.
.Isolamento social.
.Distúrbio de interação social.
.Distúrbio da auto-estima.
.Ansiedade.
.Desespero.
Prescrição de Enfermagem
- Coopere com os membros individuais e o
grupo familiar no estabelecimento de metas realistas.
- Estabeleça os critérios quanto à evolução
final desejada para os jovens:
a) Identificar abuso intrafamiliar.
b) Permanecer seguros e livres de
violências ou abusos.
c) Aceitar ajuda, obedecer aos
encaminhamentos e fazer uso de recursos comunitários.
d) Implementar estratégias adaptativas para
evitar violências ou abusos maiores.
e) Aprender a promover o crescimento e
desenvolvimento sadios do jovens.
Implementação de Enfermagem
- Estabelecer prioridades para a
intervenção:
a) Proporcionar os primeiros socorros ou o
tratamento médico à vítima conforme o necessário.
b) Fazer relatórios às agências estaduais
de proteção a adolescentes, conforme exige a lei.
c) Promover verbalização e catarse.
d) Encorajar o restabelecimento de um
autoconceito sadio.
e) Ajudar os clientes a passar do papel de
vítima ao de sobrevivente funcionante.
- Proporcionar apoio para tentativas de
modificar comportamentos desajustados.
- Auxiliar os jovens a identificar e usar
recursos comunitários e pessoais.
Evolução de Enfermagem
- O cliente busca melhoras quanto ao ajuste
familiar.
- Os clientes são capazes de:
a) Identificar abuso intrafamiliar.
b) Permanecer seguros e livres de
violências ou abusos.
c) Aceitar ajuda, obedecer aos
encaminhamentos e fazer uso de recursos comunitários.
d) Implementar estratégias adaptativas para
evitar violências ou abusos maiores.
e) Aprender a promover o crescimento e
desenvolvimento sadios do jovens.
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