Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

quinta-feira, maio 17, 2012

A Importância da Comunicação Terapêutica - Diana Ferreira Jardim


A Importância da Comunicação Terapêutica
A Comunicação Terapêutica. Enfermeiro/ Cliente
 
A comunicação é um instrumento básico do Cuidado em Enfermagem, ela está presente em todas as ações realizadas com o doente, seja para orientar, informar, apoiar, confortar ou atender as suas necessidades básicas. Como instrumento, a comunicação é uma das ferramentas que o enfermeiro utiliza para desenvolver e aperfeiçoar no seu, saber-fazer profissional.
É no contexto das relações enfermeiro/ Cliente as competências e as perícias de comunicação são fatores determinantes no processo de comunicação/ interação e por isso torna-se importante que os enfermeiros aprendam, desenvolvam e, sobretudo implementem nas suas práticas perícias de comunicação nas interações comunicativas mais complexas e delicadas.
Desta forma, pensar nas práticas de enfermagem, numa lógica de pensamento crítico, ético e holístico, envolve o reconhecimento da importância da comunicação no campo das relações interpessoais de cada paciente.
Uma vez que os enfermeiros adotarem estratégias de comunicação favorecedoras de uma comunicação eficaz, expressando-se através da linguagem verbal de modo a serem compreendidos, utilizando o contato visual com os doentes e usarem o toque na aproximação a estes transmitindo apoio, dessa forma estará colocando em prática as práticas terapêuticas, e respeitando cada doente na sua individualidade, abordando-o de forma holística e fomentando a personalização e humanização dos cuidados de enfermagem.
Enfim, a comunicação/terapêutica enfermeiro/doente é de grande importância, uma visão holística do enfermeiro sobre o doente acerca do cuidado e do emprego da comunicação terapêutica, priorizando a busca constante da humanização na prestação da assistência.

Resenha Crítica Avaliação do ensino de relacionamento enfermeira-paciente - Adrieli de Souza Paula Léia Pedro dos Santos


FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
Adrieli de Souza Paula
Léia Pedro dos Santos

Resenha Crítica
Avaliação do ensino de relacionamento enfermeira-paciente

A comunicação é o melhor método para que se desenvolva um bom relacionamento entre o profissional de enfermagem e o paciente. O presente artigo propôs avaliar a eficácia desse método através da percepção de algumas alunas e egressas do curso de enfermagem de uma Faculdade em São Paulo.
Através da aplicação de um questionário composto por nove questões foi possível constatar que as participantes souberam diferenciar sabiamente comunicação terapêutica que é uma forma de comunicação de ajuda que utiliza técnicas, do relacionamento terapêutico que é delimitado como um relacionamento com objetivo de ajudar o paciente.
A respeito da utilização das técnicas todas as participantes disseram usá-las diariamente para manter contato com o paciente, dentre elas as mais citadas foram: saber ouvir, utilização de perguntas, verbalizar interesse e aceitação, oferecimento de apoio e estabelecimento de limites.
Segundo as alunas as situações em que elas mais utilizam as técnicas é na assistência ao paciente e quando o mesmo se mostra ansioso
Na prática dos conhecimentos teóricos surgiram algumas dificuldades como a falta de domínio do processo de comunicação, estabelecer limites para o paciente, ansiedade da aluna e oferecimento de apoio. Essas dificuldades se dão pela falta de sistematização, experiência por parte das alunas, falta de privacidade para a troca de informações com o paciente e a resistência por parte dos pacientes em interagir.
Os locais para que se desenvolva um relacionamento interpessoal com o paciente são diversos, mas o isolamento, psiquiatria e em enfermaria médico-cirúrgica foi possível um melhor contato devido ao maior tempo de permanência dos pacientes.
Além de um bom local é preciso que o profissional de enfermagem tenha confiança no que está fazendo, pois, os sentimentos como ansiedade, insegurança e medo podem interferir na comunicação com o paciente.
Por fim conclui-se que o conteúdo das disciplinas que abordam a comunicação e o relacionamento terapêutico é de grande importância para a formação do profissional de enfermagem. Visto ainda a necessidade de implementação das atividades práticas para desenvolverem a comunicação.

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA EM ENFERMAGEM: INSTRUMENTO ESSENCIAL DO CUIDADO - Dalmir Ramos e Erico Shigeto


UNESULBAHIA - Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia
Disciplina – Saúde Mental I
Professor – Diego Leal
Alunos – Dalmir Ramos; Erico Shigeto
Curso – Enfermagem
Período – 6º

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA EM ENFERMAGEM: INSTRUMENTO ESSENCIAL DO CUIDADO

A comunicação é um instrumento básico do cuidado em enfermagem. É pela comunicação que as pessoas podem expressar o que são, relacionar-se, satisfazer suas necessidades. Essa interação pode influenciar o comportamento das pessoas, que reagirão com base em suas crenças, valores, história de vida e cultura. Por isso, o relacionamento entre enfermeiro e paciente adquire tanta importância no fenômeno de cuidar.
É pela comunicação estabelecida com o paciente, que se pode compreendê-lo holisticamente. O paciente não deve ser visto como um objeto de trabalho para a equipe de enfermagem, pois assim, somente algumas necessidades dele serão satisfeitas. Para que esta possa fluir bem, o enfermeiro deve saber escutar, falar quando necessário, dar abertura para realização de perguntas, ser honesto, mostrar respeito, dispensar tempo suficiente para a conversa e mostrar interesse.
A comunicação não é simplesmente uma troca de mensagens entre o enfermeiro e o paciente, mas é uma ação que deve ser planejada e individualizada, não sendo realizada somente por impulsos ou de forma indutiva. Dessa forma, a comunicação é de suma importância na prática de enfermagem, pois permite ao profissional estabelecer um relacionamento interpessoal com os pacientes, ajudando-os na sua recuperação, pois por meio da comunicação criam-se condições para que o profissional de enfermagem possa efetivar mudanças, na intenção de promover o bem-estar do paciente.
Sendo assim, desenvolver as habilidades de comunicação é de fundamental importância para os profissionais da área de saúde, em especial os enfermeiros, que devem conhecer o significado das mensagens enviadas pelo paciente para então elaborar um plano assistencial adequado para atender as necessidades dele, isto é, a partir da comunicação desenvolvida com paciente, identifica suas necessidades, informa sobre procedimentos ou situações que ele deseja saber, promove o relacionamento do paciente com outros pacientes, com a equipe multiprofissional ou com familiares, promove educação em saúde, troca de experiências e mudança de comportamentos, entre outros.
A assistência de enfermagem prestada a um paciente deve ser planejada, implementada e avaliada, identificando os diagnósticos de enfermagem e elaborando o plano de cuidados.
A visita de enfermagem é a oportunidade que o profissional de saúde tem para conhecer o paciente, identificando seus problemas e o nível de assistência necessária ao seu cuidado. Este período é a base para o desenvolvimento de outras etapas do processo de enfermagem, daí a importância de se trabalhar estratégias de relacionamento interpessoal que favoreçam a comunicação terapêutica, devendo ser priorizado como atividade de enfermagem relevante e essencial.
Com isso, espera-se que os profissionais reflitam sobre a importância da utilização das técnicas de relacionamento interpessoal e de comunicação terapêutica na relação de assistência.

Síntese de Artigo Comunicação terapêutica em Enfermagem: instrumento essencial do cuidado. - Ionara Ferreira Porto e Thiara C. Guimarães


Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia
Data: 16.05.2012
Curso: Enfermagem – 6º Período
Disciplina: Saúde Mental
Professor: Diego da Rosa Leal
Componentes: Ionara Ferreira Porto e Thiara C. Guimarães

Síntese de Artigo
Comunicação terapêutica em Enfermagem: instrumento essencial do cuidado.

A comunicação é um instrumento básico do cuidado em enfermagem, é uma das ferramentas que o enfermeiro utiliza o saber-fazer profissional. É por meio da comunicação que as pessoas expressam o que são, se relacionam e satisfazem suas necessidades.
Em enfermagem não se utiliza a comunicação terapêutica somente como troca de mensagens, no momento da comunicação a enfermeira identifica as necessidades apresentadas pelo paciente, informa sobre quaisquer procedimentos e responde as dúvidas apresentadas pelo paciente.
Além destas informações o presente artigo, revela que para alcançar uma comunicação satisfatória e prestar um cuidado humanizado, é preciso que o enfermeiro deseje envolver-se e acredite que sua presença é tão importante quanto à realização de procedimentos técnicos. Para que a comunicação seja eficaz é preciso ficar ao lado do paciente sanando todas as dúvidas e prestando-lhe uma assistência completa por meio da comunicação.

Importância da comunicação terapêutica na enfermagem - Jéssica Barbosa Ramos Bandeira e Patrícia Carvalho


Unesulbahia- Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia
Jéssica Barbosa Ramos Bandeira e Patrícia Carvalho
VI Período de Enfermagem

Importância da comunicação terapêutica na enfermagem

A comunicação representa uma troca de informação e compreensão entre as pessoas, com objetivo de transmitir fatos, pensamentos e valores. É um momento de contato com o paciente, onde o saber ouvir ajuda muito.
Ela é parte das atividades do enfermeiro, pois pode ser usada na entrevista, no exame físico, e no momento de evolução. Disso decorre a importância de o enfermeiro ter consciência da forma como se dá o processo de comunicação e dos elementos que o compõe.
A comunicação enfermeiro-paciente é denominada comunicação terapêutica, porque tem a finalidade de identificar e atender as necessidades de saúde do paciente e contribuir para melhorar a prática de enfermagem, ao criar oportunidades de aprendizagem e despertar nos pacientes sentimentos de confiança, permitindo que eles se sintam satisfeitos e seguros (STEFANELLI, 1993; ATKINSON & MURRAY, 1989).
Um dos objetivos da assistência de enfermagem é fazer com que o individuo seja participante ativo em seu processo de cura e esta participação depende muito da maneira como o enfermeiro olha para o paciente, deve-se levar em conta sua cultura, sendo o enfermeiro culturalmente sensível, ficar atento quanto aos medos, ansiedade, a partir de então o paciente passa a ter uma empatia pelo profissional e isso acaba facilitando muito o processo do cuidar.
Quando o enfermeiro faz essa comunicação ele consegue fazer buscas de todos os dados interessantes a cerca do paciente, ao mesmo tempo ocorre uma troca de informações e isso acaba levando o paciente a adquirir novos comportamento, um novo estilo de vida e isso leva ao objetivo principal da comunicação, que é a interação entre profissional e paciente.