Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

sábado, julho 30, 2016

Nota de repúdio

Por favor, quem concorda compartilhe o máximo que puder.

Prezado Cláudio de Moura Castro, como professora repudio  veementemente seu artigo, bem como a revista veja por publicar o lixo escrito pelo senhor.
Na sequência vai minha argumentação e discordância a um texto que beira a falta de moral, decência, respeito e competência. 
Observa-se claramente total desconhecimento do assunto em questão.
Segundo a matéria os professores"oneram" os cofres públicos pelos seguintes motivos:
A) tem 45 dias de férias
B) tem aposentadoria especial
C) vão muito ao médico (pasmem)
D)tiram licença para fazer mestrado e doutorado (sim, para ele isso é um absurdo)
E) alguns recebem bem e dão péssimas aulas (assim como em todas as profissões, existem os bons, os excelentes e os ruim. Até na profissão de repórter, pasme)
F) tem direito a licença prêmio de 12 meses (desconheço este benefício)
Além da profissão ser tachada como "bico" agora tb somos marajás da educação.
O caro autor do texto além de distorção a realidade esquece-se de dizer que o profissional da educação da rede pública, em média de 80%, necessita fazer carga horária de 50 horas semanais (distribuídas em cinco dias úteis) a fim de ter uma remuneração no mínimo decente, em contrapartida das 40h semanais (distribuídas em seis dias) dos "empreguinhos da CLT", como o mesmo comparou.
A reportagem traz tantos outros desvaneios que somente lendo na íntegra para se revoltar com tamanha calúnia e desvalorização de uma profissão tão nobre.
Vou usar apenas um exemplo de comparação:
O que dizer dos nobres magistrados do nosso país?
Juízes e promotores tem 60 dias de férias.
A cada dia viajado recebem "diária" superior a um salário mínimo.
Quando cometem crime não são presos, são aposentados.
Não estou aqui para atacar qualquer profissional ou função pública, mas estes foram alguns exemplos do que "onera" os cofres públicos.
E se fossemos fazer estas mesmas comparações nos casos dos políticos e seus benefícios?
Teríamos assunto suficiente para tese de Doutorado, não acham?
Mas tenho certeza que o autor não tem culhão nem competência para escrever sobre isto. Por que será?
Desafio este autor a se aventurar na profissão de educador da rede pública já que a considera tão vantajosa assim.
Mas vou avisando, para isso é necessário estudar muito, ter no mínimo como pré requisito uma licenciatura, prestar concurso público concorrido e ser aprovado, aguardar nomeação, estar apto, passar por estágio probatório de 3 anos com avaliação contínua e além disso tudo ter o dom de ensinar, mas vai o alerta, este não se aprende, se nasce com ele, pois é necessário amar a educação para se submeter as condições desumanas que enfrentamos.( Um outro tema interessante à se debater. Vamos deixar para outra oportunidade, se assim tivermos).
Como cidadã que vive em um Estado Democrático de Direito, com liberdade de manifestar minha livre opinião e crítica, vedado o anonimato, fica aqui registrado meu repúdio a este e qualquer outro tipo de atitude que menospreze e desvalorize a profissão de professor.
Peço que como cidadão ou educador que concorde com minha opinião compartilhe esta postagem. 
Que as redes sociais nos dêem a voz que a sociedade não nos dá e que a mídia tanto quer calar.
Obrigada por me doar um pouquinho do seu tempo para ler meu desabafo.
Patricia Aledi, professora da rede pública com orgulho.

sexta-feira, julho 15, 2016

Fwd: [REUFSM] Publicação de nova edição

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: "Carmem Lúcia Colomé Beck" <reufsm@gmail.com>
Data: 30/06/2016 07:36
Assunto: [REUFSM] Publicação de nova edição
Para: "Diego da Rosa Leal" <darosaleal.diego@gmail.com>
Cc:



Caros leitores,

Revista de Enfermagem da UFSM acaba de publicar seu último número em
http://periodicos.ufsm.br/reufsm. Convidamos a navegar no sumário da
revista para acessar os artigos e itens de interesse.

Agradecemos seu interesse em nosso trabalho,
Carmem Lúcia Colomé Beck
Universidade Federal de Santa Maria - RS
Fone 32209363
reufsm@gmail.com

Revista de Enfermagem da UFSM
v. 6, n. 2 (2016)
Sumário
http://periodicos.ufsm.br/reufsm/issue/view/1022

Editorial
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A importância da publicação científica no contexto acadêmico (iii - iv)
        Alacoque Lorenzini Erdmann

Artigos Originais
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Transplante renal: percepção de pacientes em hemodiálise fora da lista de
espera (154 - 163)
        Macilene Regina Pauletto,       Margrid Beuter, Arlete Maria Brentano
Timm,   Naiana Oliveira Santos, Camila Castro Roso,     Caren Silva Jacobi
Sexualidade e adolescência: concepções de professores do ensino básico
(164 - 174)
        Maira Scaratti, Pâmela Roberta Rocha da Silva,  Elisangela Argenta
Zanatta,        Maria Luiza Bevilaqua Brum
Cuidado de enfermagem à puérpera no domicílio na perspectiva do modelo de
cuidado de carraro (175 - 185)
        Mariely Carmelina Bernardi Fornari,     Telma Elisa Carraro,    Ariane Thaise
Frello Roque,   Aline Massaroli
Preparo e percepções de gestantes sobre as vias de parto (186 - 197)
        Cleidiane Lopes dos Santos,     Cleunir de Fátima Candido de Bortoli,   Lisie
Alende Prates,  Kelly Bernardi Guimarães,       Giseli Iopp Massafera,  Priscila
Bisognin
PREVALÊNCIA DE Staphylococcus aureus METICILINA RESISTENTES EM
PROFISSIONAIS DE SAÚDE (198 - 205)
        Danielly Joani Bullé,   Carla de Potter,        Guilherme Henrique de Oliveira
Arnhold,        Clairton Edinei dos Santos,     Tauana Arcadepani,      Cezane Priscila
Reuter, Jane Dagmar Pollo Renner
Caracterização de crianças hospitalizadas vítimas de acidentes por
animais peçonhentos (206 - 213)
        Erica Costa Lima,       Geraldo Rodrigo Alves Soares,   Lucinéia de Pinho
Vivência das puérperas nutrizes frente à prática do aleitamento materno
(214 - 224)
        Aline Nogueira Santos,  Valdecyr Herdy Alves,   Gleiciana Sant' Anna
Vargas, Diego Pereira Rodrigues,        Rosangela de Mattos Pereira de
Souza,  Giovanna Rosário Soanno Marchiori
Saber popular: uso de plantas medicinais como forma terapêutica no cuidado
à saúde (225 - 234)
        Marcio Rossato Badke,   Caterine Angélica Somavilla,    Elisa Vanessa
Heisler,        Andressa de Andrade,    Maria de Lourdes Denardin Budó, Tânea Maria
Bisognin Garlet
Crenças relacionados aos acidentes de trabalho com fluidos biológicos (235
- 247)
        Fernanda Moura D'Almeida Miranda,       Leila Maria Mansano Sarquis,    Elaine
Drehmer de Almeida Cruz,        Ana Lúcia Cardoso Kirchhof,     Vanda Elisa Andres
Felli
A consulta de enfermagem na Estratégia de Saúde da Família: realidade de
um distrito sanitário (248 - 258)
        Kelly Maciel Silva,     Silvia Maria Azevedo dos Santos
Percepção de enfermeiros-líderes sobre o gerenciamento de conflitos no
ambiente hospitalar (259 - 269)
        Simone Coelho Amestoy,  Rejane Santos Peixoto,  Raquel Pötter Garcia,   Bianca
Pozza dos Santos,       Camila Neves da Silva,  Diego Duro Braga
Atenção em saúde no planejamento reprodutivo: atitudes e práticas de
enfermeiros (270 - 280)
        Maryla Pinto Almeida,   Mônica Cecília Pimentel de Melo,        Lucineide Santos
Silva,  Ana Dulce Batista dos Santos
Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos
profissionais de enfermagem (281 - 289)
        Juliana Marques Weykamp,        Diana Cecagno,  Flávio Peraça Vieira,   Hedi
Crecência Heckler de Siqueira

Relato de experiência
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Educação em saúde com estomizados e seus familiares: possibilidade para
melhor qualidade de vida (290 - 297)
        Camila Fernandes Wild,  Natalia Barrionuevo Favero,     Cléton Salbego, Michele
Gonçalves de Vale,      Jonatan da Rosa Pereira da Silva,       Tierle Kosloski Ramos

Artigos de reflexão
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Reflexões sobre o cuidado ao homem adulto doente no âmbito familiar: uma
perspectiva de gênero (298 - 306)
        Guilherme Oliveira de Arruda,   Sonia Silva Marcon

Carmem Lúcia Colomé Beck
Editora da REUFSM
Revista de Enfermagem da UFSM
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reufsm

quarta-feira, julho 06, 2016

Convite para grupo de Educação Popular em Saúde no Telegram!!

Diego da Rosa Leal:
Educação Popular em Saúde:
Sejam bem vindos (as), prezados (as) ao nosso canal de Educação Popular em Saúde, com ênfase na psicologia e saúde mental.
Queremos aumentar a discussão social em questões como ansiedade, depressão, insônia e outras questões que podem comprometer a qualidade de vida.

Clique aqui: https://telegram.me/joinchat/Cljkmj7tfhLTy6Iaoaji4g

Aqui poderemos postar vídeos que ficarão armazenados na nuvem, disponíveis para quando desejarem baixar.

E lembre-se: NÃO DEIXE ÁGUA PARADA!
O mosquito Aedes continua à espreita...

Dramatização educativa com ênfase em Sinais e Sintomas que afetam a saúde mental. - YouTube
https://m.youtube.com/watch?list=PLhIFSZk6rnquVSBpSA-t1gSn97doySM5l&params=OAFIAVgF&v=yYzECO8SaKw&mode=NORMAL

Educação Popular em Saúde Mental: Sintomas de primeira ordem de Kurt Schneider - YouTube
https://m.youtube.com/watch?list=PLhIFSZk6rnquVSBpSA-t1gSn97doySM5l&params=OAFIAVgI&v=jr1MwkAm2yw&mode=NORMAL

Vídeo de Sensibilização contra Dengue. - YouTube
https://m.youtube.com/watch?list=PLhIFSZk6rnquVSBpSA-t1gSn97doySM5l&params=OAFIAVhG&v=LndjDgmqE7I&mode=NORMAL

Documentário - A Rede de Atenção Psicossocial de Porto Seguro, Bahia e a Redução de Danos. - YouTube
https://m.youtube.com/watch?list=PLhIFSZk6rnquVSBpSA-t1gSn97doySM5l&params=OAFIAVgE&v=9I4S9pvsXF8&mode=NORMAL