UNESULBAHIA
CURSO- Enfermagem
DISCIPLINA- Saúde Mental II
PROFESSOR- Diego Leal
ALUNA - Clara Queiroz de
Carvalho
ESTUDO
DE CASO
1. C.P.T., 26 anos, paciente do CAPS há 8
anos, apresentando diagnóstico de transtorno depressivo, com um histórico de 4
tentativas de suicido, recebeu alta há 3 dias após a ultima tentativa. Acompanhada
por um familiar ela comparece à consulta na Unidade (CAPS).
HISTÓRICO DE ENFERMAGEM
Avaliar a letalidade do comportamento suicida do individuo
-estabeleça a intenção do cliente
-avalie o plano de suicídio: o cliente tem um plano organizado e os
meios para executa-lo?
-explore o estado mental: identifique a presença de qualquer distúrbio
do pensamento, ansiedade, humor.
-reveja os sistemas de apoio: estabeleça a disponibilidade de entes
queridos.
-reveja os estressores atuais afetando o cliente
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM
-ajuste individual ineficaz
-alteração da nutrição: menos (mais) do que as necessidade corporais
-distúrbio
da auto-estima
- distúrbio
do padrão de sono
-isolamento
social
-distúrbio
da comunicação verbal
-risco de
violência: autodirigida
PRESCRIÇÃO
-o cliente fará refeições nutritivas e normais 3 vezes ao dia
-o cliente restabelecerá seu padrão de sono, incluindo pelo menos 6
horas de sono toda noite.
-o cliente verbalizará afirmações positivas sobre si
-o cliente vai concordar com um contrato de não se ferir
-o cliente vai relatar mais sentimento de esperança no futuro
-o cliente vai identificar aspectos de autocontrole sobre sua situação
vital no momento
-o cliente vai relatar à equipe na hora oportuna sentimentos
relacionados ao desejo de se ferir
-o cliente verbalizará diretamente durante o tratamento
-o cliente vai relatar sistemas de apoio antes da alta
IMPLEMENTAÇÃO
-avaliar a letalidade do comportamento suicida e implementar precauções
apropriadas relativas ao suicídio
-avaliar o grau de risco de suicídio do cliente, notando sinais de
aviso, intenção de se ferir, natureza concreta do plano e recursos disponíveis.
-aceitar o cliente, evitando qualquer ação que possa ser interpretada
como uma crítica.
-não forçar conversar, mas encorajar a participação nas atividades e
interações sociais
EVOLUÇÃO
-O cliente demonstra um comportamento apropriado em situações sociais
-O cliente demonstra melhor interação social com as outras pessoas
-O cliente participa do plano de tratamento
-O cliente identifica seus próprios aspectos positivos
-O cliente mantém um comportamento não agressivo
- o cliente mantém um equilíbrio na resolução de problemas, esperança
quanto ao futuro.
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