Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

quarta-feira, dezembro 07, 2011

Produção Acadêmica do 6º Período

Introdução

A comunicação terapêutica é uma estratégia da saúde mental que auxilia o profissional de saúde nas consultas de pacientes com distúrbios psiquiátricos.
É por meio dessa estratégia que aprendemos a nos comunicar com esses clientes e também na vida pessoa.
O silencia talvez seja a maior arma da comunicação terapêutica, pois é através do ouvir e prestar atenção em cada detalhe que o cliente estar dizendo, tanto verbal como não verbal, que nos dar base para poder da o retorno a esse paciente.
Sentar de prense para o cliente, observar um postura aberta do cliente, lançar o corpo para diante do cliente; isto comunica ao paciente que o profissional está envolvido na interação, estabelecer contato ocular e estar tranqüilo, pois, facilita a interação da comunicação terapêutica.


FEEDBACK ( RESTORNO)

No decorrer das praticas da comunicação terapêutica eu aprende que para se fazer uma boa comunicação “terapêutica”, é necessário o profissional reconhecer, averiguar, reformular, ter empatia, crenças comuns, supor  e dar importância para tudo o que o cliente estar dizendo,para assim, formular um plano de ação para esse cliente.
Na minha última pratica terapêutica em sala de aula atendi uma cliente com depressão.
Em seu discurso dizia que tava brigada com o esposo. Eu Estava em uma festa e a briga ocorreu por causa de uma mulher ter se insinuado para o meu esposo. Ela por estar bebendo perdeu o controle e agrediu o seu esposo. O meu esposo disse que não me quer mais e disse que tava cansado, por eu não ter mudado e  ficar fazendo isso direto, eu não fiz nada enfermeiro. Eu não quero perder o meu esposo enfermeiro ele é o homem da minha vida.
E. em que posso te ajudar
P. em nada, eu não tenho nada
E. Você veio aqui por algum motivo especial
P. Só vim aqui porque foi o meu marido que me mandou
E. Sei você pode falar mais sobre isso
P. Eu nem te conheço direito
E. Eu to aqui para te ajudar no que for precisa tá. Mas se não tiver à-vontade  eu te entendo.
P. Olha só o que te contar não vai resolver nada, pois agredir uma mulher por ela ter se insinuando para o meu esposo
E. Você pode falar mais.
P. Eu tava na festa tomando uma cervejinha e tempos depois aconteceu  de eu agredir essa mulher por motivo justo. Não é verdade enfermeiro.
E. Você acha que foi justo
P. Acho assim, pois, ele é o homem de minha vida
E. Você gosta de beber e
P. As pessoas falam que eu bebo muito e acabo perdendo o controle
E. Sei você pode falar mais
P. Eles que todas as vezes que bebo eu fico agressiva e acabo agredindo as pessoas.
E. Eu te entendo, embora não beber, mas já passaram pessoas aqui com a história parecida com a sua.
P. Que bom que você me entende.
P. Gostei de você enfermeiro.
E. Olha aqui no CAPS temos palestras legais que pode tá te ajudando.você não gostaria de vir aqui mais vezes e quem sabe estar participando com agente aqui.
P. Eu não tenho nada enfermeiro.
E. Eu sei que, mas seria bom que você pudesse vir aqui mais vezes e quem sabe você participe de uma dessas reuniões e gosto;
E. Você poderia vir
P. eu confiei em você  eu vou vir sim.
E. Então tá certo de aguardo.

Considerações Finais

A comunicação terapêutica nos ensinou muito no que se trata da saúde mental.
Foi por meio dessa disciplina que aprendi a ser mais humano, ficar mais em silêncio,  ouvir mais, ser observador e o que é melhor, caiu por terra todo preconceito no que se trata de pessoas com distúrbios neuropsiquiátricos.
Creio muito, pois, depois dessa disciplina que para se ter mudança no tratamento dessas pessoas é preciso que os profissionais e futuro profissionais de saúde mudem primeiro.
“Segundo Aristóteles que diz: tratar igual os iguais e desiguais os desiguais” para que assim nos tornássemos iguais.
A partir dessa base filosófica de Aristóteles acreditomos em uma sociedade menos doente, mais unidade, respeitando os seus direitos do ser humano como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário