Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

sábado, outubro 04, 2014

Fwd: SAE - violencia familiar

---------- Forwarded message ----------
From: Lívia Tatyana <livia.tss@gmail.com>
Date: Wed, 1 Oct 2014 14:45:22 -0300
Subject: SAE - violencia familiar
To: Diego da Rosa Leal <diego.sinapse@gmail.com>, darosaleal.diego@gmail.com

*Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia*

*Lívia Tatyana Silveira Sales*

*8º Período - Enfermagem*


*Violência familiar*

*Diagnóstico: Risco de violência dirigida às outras pessoas*

*Planejamento:* Ajudar o cliente a aceitar a responsabilidade pelo
comportamento impulsivo e a possibilidade de violência.

*Plano de cuidado:*

Ajudar o cliente a identificar soluções/comportamentos mais apropriados;

Estabelecer uma relação terapêutica entre o enfermeiro e o agressor;

Manter a comunicação direta, para evitar que o comportamento de manipulação
seja reforçado;

Ajudar o cliente a estabelecer e manter o controle dos impulsos e
estratégias adaptativas.

Conversa sobre as motivações para mudar o comportamento;

Rever os fatores que desencadearam o comportamento violento;

Conversa sobre o impacto do comportamento nas demais pessoas/conseqüências
dos seus atos;

Conversar sobre as razões do comportamento do cliente com a família ou
outras pessoas;

Dar ao cliente o mais amplo controle possível, levando em consideração as
limitações da situação especifica.

Ser verdadeiro ao fornecer informações ao lidar com o paciente;

Manter uma atitude imparcial, tranqüila e realista, isso faz com que atenua
a resposta defensiva;

Assegurar um ambiente seguro e tranqüilo;

Falar em tom de voz firme e baixo;

Estimular a participação do cliente em grupos terapêuticos;




*DISTÚRBIO DE PERSONALIDADE*



*Diagnostico:* Baixa Autoestima situacional

*Planejamento:*

Avaliar os fatores causadores desta baixa autoestima;

Ajudar o cliente a lidar com as mudanças

*Plano de cuidado:*

Determinar a sensação de controle que o cliente tem sobre si próprio e sua
situação;

Verificar se há atitudes ou diálogos negativos;

Ficar atento a linguagem corporal;

Verificar se há comportamentos autodestrutivos ou suicida;

Avaliar a dinâmica da família ou das pessoas significativas e o apoio que o
cliente recebe;

Estimular a participação na terapia ou no grupo de apoio;

Estabelecer limites, reforça as conseqüências de um comportamento
manipulador ou da falta de consideração pelos direitos dos outros;





*ESTRESSE E ANSIEDADE*

*Diagnostico: *Ansiedade

*Planejamento: *

Usar estratégias eficazes para a redução da ansiedade;

Ajudar o cliente a lidar com a situação;

Reconhecer os sinais e identificar fontes de ansiedade;

*Plano de cuidado:*

Estabelecer uma relação terapêutica transmitindo empatia e respeito
incondicional positivo;

Estar disponível para ouvir atentamente e conversa com o cliente;

Adotar medidas de conforto como ambientes calmas, músicas, grupo de apoio;

Ajudar o cliente a reconhecer os fatores desencadeantes e novos métodos de
lidar com a ansiedade incapacidade;

Usar o processo de resolução de problemas para ajudar o cliente a
reconhecer o início da própria ansiedade;

Estimular a praticar atividade física para liberar energia;








*DISTURBIO DE HUMOR E COMPORTAMENTO SUICIDA *



*Diagnostico: Risco de suicídio *

*Planejamento:*

Medidas adotadas para garantir a segurança;

Percepção da situação pelo cliente e motivação para ajudar

*Plano de cuidado:*

Determinar o grau de risco e o potencial de suicídio e a gravidade da
ameaça;

Rever a história familiar de comportamento suicida;

Desenvolve uma relação terapêutica entre o cliente e o enfermeiro e
assegurar que os mesmos profissionais cuidem do cliente. Isso lhe traz um
sentimento de segurança;

Ajudar o cliente a identificar soluções ou comportamentos mais apropriados
para atenuar a ansiedade;

Promover o desenvolvimento do controle interno ajudando o cliente a
perceber novas formas de lidar com os problemas;

Envolver a família ou pessoas significativas no planejamento, para ampliar
sua compreensão e seu apoio;

Conversar sobre aspectos positivos e negativos do uso de fármacos
psicotrópicos;



--
*Seu irmão em Cristo, nosso Senhor.
DIEGO DA ROSA LEAL
Enfermeiro - COREN ID 98607*

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