Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

quarta-feira, julho 18, 2012

AULA PRÁTICA DE COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA - ALUNAS: ADRIELI DE SOUZA PAULA E EMANOELLA NERES


AVALIAÇÃO DA ALUNA ADRIELI DA PRÁTICA DA ALUNA EMMANOELA

Caso relatado no dia 13/06/2012:
Enfermeira Emmanoela... ando desanimada, sem vontade de sair, sem vontade de estudar e até mesmo de fazer coisas que eu tanto gostava como sair com meu namorado pra ir às festas, tomar uma geladinha, dançar. Antes eu era muito de sair, não perdia nenhuma festa, depois que eu comecei a faculdade e a namorar parei totalmente de fazer as coisas que eu gostava, estou vivendo somente pra estudar e nos finais de semana vejo o meu namorado. Não tenho mais as minhas amizades de antes. Minha vida virou uma verdadeira rotina e eu não to agüentando mais isso, cheguei a achar que estou com depressão, eu quero minha alegria de volta!!!
Avaliação: Notei que a Enfermeira Emmanoela utilizou algumas técnicas do SOLER: Sentou-se adequadamente, O seu olhar estava sempre fixado em minha pessoa passando-me segurança e atenção ao meu problema e ao mesmo tempo ela estava a vontade, relaxada. Começamos com ela me perguntando sobre o quê que eu estava com vontade de falar, depois ela garantiu-me total sigilo sobre a nossa conversa e também se colocou disponível para tentar me ajudar a resolver esses problemas.
·        As técnicas de comunicação terapêutica utilizadas por ela foram:
·        Situou o evento no tempo e sequência;
·        Recolocação das minhas idéias;
·        Tentou tranduzir as minhas palavras e sentimentos;
·        Mostrou empatia;

Caso relatado no dia 14/06/2012
A Enfermeira Emmanoela me abordou para conversamos sobre a situação em que ela estava presente, onde eu me aborreci com uma professora por ela não ter respondido uma dúvida minha em sala de aula. Sendo assim eu joguei uma cadeira no chão e comecei a agredi-la verbalmente e sair da sala com muita raiva.
Avaliação: Nessa situação foram utilizados os métodos do Feedback. Onde Emmanoella executou com muita precisão. Ela utilizou os seguintes critérios:
·        Descrição do comportamento;
·        Especificidade;
·        Comunicação de informações;
·        Oportunidade;
Ela aproveitou a oportunidade da situação e me abordou para conversamos, ela fez com que eu reconhecesse o meu comportamento me mostrando que eu não agir corretamente e me mostrou alternativas para não ter dúvidas no momento da explicação da professora em sala de aula. A maior dificuldade que encontrei nela foi a de não dar conselhos, pois, no Feedback não se pode aconselhar.

AVALIAÇÃO DA ALUNA EMMANOELA DA PRÁTICA DA ALUNA ADRIELI

 Caso relatado no dia 13/06/2012:
Avaliação: Foi observado que no inicio da consulta, a enfermeira Adrieli, mostrou-se interesse ao escutar as queixas e o caso da paciente (eu), posicionou-se de maneira que passou segurança e confiança para que eu pudesse contar a minha história, em todo momento olhou diretamente em meus olhos. NOTEI QUE A COLEGA UTILIZOU DE MANEIRA SEGURA A TÉCNICA SOLER. Também notei que a enfermeira procurou reconhecer a origem do problema, quando começou o quadro depressivo, a origem do problema, e que levou o quadro, perguntou-me de forma minuciosa todos os detalhes a fim de reformular a minha historia. Ela passou informações, sugestões para que eu pudesse escolher a melhor forma de resolver o meu problema.
ELA USOU O RARECSI, ALGUMAS TECNICAS TERAPEUTICA PARA AGUDAR O PACIENTE A ENTENDER O PROBLEMA E MINIMIZAR O QUADRO DEPRESSIVO, TENTANDO TIRAR A IDEIA DE SUICIDIO DA PACIENTE.

Caso relatado no dia 14/06/2012
Avaliação: A enfermeira Adrieli observou o meu comportamento agressivo e, conversou comigo, falou que a minha atitude foi agressiva no momento que “quebrei o espelho” ELA JOGOU PARA MIM A RESPONSABILIDADE DA MINHA ATITUDE
Disse que existem várias formas de emagrecer, e que eu posso escolher a minha opção, a que eu mais me adapte. Observei que ela me deu opções e vários caminhos para tentar resolver o problema que mais me aflige.
 O USO DO FEEDBACK E EXPLICITO EM TODO O MOMENTO DA ABORDAGEM DA ENFª  ADRIELI, POREM DESCREVER ATITUDES SEM DAR CONSELHOS TORNA A CONVERSA COMPLEXA PRA QUEM ESTA ANALISANDO.

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