Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

quinta-feira, agosto 29, 2013

estudo de caso....

DISTURBIO DA PERSONALIDADE BORDERLAINE


M.S.S, sexo feminina, 32 anos, recebeu diagnóstico de distúrbio da personalidade borderline, quando ela tinha 26 anos. O marido dela a levou ao serviço de emergência, porque, num determinado momento em que ele foi até o banheiro, a encontrou cortando as próprias pernas com uma lamina de barbear. Na emergência, o histórico revelou que M.S.S tinha uma longa historia de automutilação, q ela cuidadosamente escondia do seu marido e de outros. M.S.S começou uma longa psicoterapia psicanalítica em uma base ambulatorial. A terapia revelou que ela tinha sofrido abuso físico e sexual, quando criança, tanto pela mão, quanto pelo pai, ambos agora falecidos. Ela admitiu que tinha depressão crônica, e o marido relatou episódios de reações de raiva. A mesma foi hospitalizada na unidade psiquiátrica, por uma semana, devido as ideações suicidas. Após fazer um contrato de não suicídio com a equipe, ela teve permissão para deixar a unidade, para comparecer a uma consulta odontológica que ela tinha agendado semanas atrás. Quando ela retornou a unidade, disse a enfermeira: “Eu acabo de tomar vinte desyrel enquanto eu estava sentada no meu carro no estacionamento.”

21 comentários:

  1. Diagnóstico: Risco de automutilação relacionado a transtorno de personalidade borderline.

    Meta: Demostrará autocontrole, conforme se evidencia pela redução da frequencia de episódios de automutilação.

    Intervenções:Avaliar fatores causadores; identificar condições que podem interferir na capacidade de controlar o próprio comportamento; ajudar o cliente a identificar os sentimentos e os comportamentos que precedem o desejo de mutilar-se; estruturar o ambiente para manter a segurança do cliente; manter o cliente sob vigilancia constante; envolver o cliente gradativamente em situações de grupo, proporcionando apoio quando necessário; assumir uma atitude interessada, direta e franca nas interações com o cliente; evitar danos observando frequentemente o cliente e elaborando um pacto de nenhum dano com ele; realizar comunicação terapeutica, promover empatia; ajudar o cliente a examinar as consequencias de comportamentos apropriados e inadequados e encorajar o tratamento de manutenção.

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  2. Esse distúrbio acometem mais as mulheres, o distúrbio da personalidade é de difícil diagnóstico e tratamento, os sintomas estão associados ao comportamento, sentimentos, e pensamentos.

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    1. Apesar de não ser tão divulgada quanto outros transtornos psiquiátricos, afeta de 2 a 4% da população geral, 10% de pacientes psiquiátricos e 20% dos internados em hospitais, sendo que a maior parte das pessoas afetadas (até 70%) corresponde a mulheres.

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  3. Diagnóstico:
    Risco de violência direcionada a si próprio e a outras pessoas relacionado ao distúrbio da personalidade

    Meta:
    Demonstrará autocontrole, como se evidencia por uma postura relaxada e comportamentos não-violento

    Intervenção:
    Proporcionar medidas de segurança;
    Reduzir os estímulos provocativos, a crítica negativa, a argumentação e o confronto para evitar a geração de respostas de fuga/enfrentamento;
    Reconhecer as barreiras aos contatos sociais;
    Estabelecer uma relação terapêutica entre enfermeiro e o cliente;
    Promover a participação em atividade recreativas/ de interesse especial em condições que o cliente considera seguras;
    Conversar sobre o ambiente doméstico para determinar a capacidade de cuidar de si próprio e identificar os riscos potenciais à saúde e à segurança

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  4. O tratamento é dificil porquê os individuos portadores de um distúrbio de personalidade podem não ter motivação para nenhuma mudança e o tratamento pode ser demorado.

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    1. Ianne esses indivíduos também são pouco motivados para tratamento, uma vez que os traços de caráter pouco geram sofrimento para si mesmos, mas perturbam suas relações com outras pessoas, fazendo com que amigos e familiares aconselhem o tratamento.

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    2. Clemacia é verdade é de suma importância que a família esteja disposta a ajudar o seu familiar,fazendo com que o tratamento seja mais eficaz.

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  5. Diagnóstico de enfermagem: Integridade da pele prejudicada relacionada ao distúrbio da personalidade borderline evidenciada pela auto- mutilação.
    Meta: Terá cicatrização das lesões cutâneas no tempo apropriado, sem complicações.
    Intervenções: Proporcionar medidas de segurança;
    Manter a área lesionada limpa e seca;
    Cobrir cuidadosamente as feridas com curativos;
    Examinar a pele diariamente e descrever as características das feridas;

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  6. Diagnóstico
    Risco de angústia espiritual relacionado a depressão, evidenciado pelo abuso físico e sexual na infância.

    Meta
    Verbalizará que se aceita como alguém de valor, sem achar que merece ficar doente ou passar pela situação atual.

    Intervenções
    Avaliar a situação atual;
    Ouvir as expressões de raiva ou preocupação do cliente ou da família;
    Determinar a orientação religiosa ou espiritual do cliente, a participação atual e a existência de conflitos, principalmente nas condições atuais.

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  7. Diagnóstico: Automutilação relacionada á depressão evidenciado pelo desejo de se machucar com algo.
    Planejamento: Identificará os fatores desencadeantes
    Intervenções: transmitir confiança e oferecer apoio psicológico; sugerir a participação em grupos; ajudar o cliente a entender e seguir o regime terapêutico; envolver a família e outros profissionais na elaboração de planos de alta em terapias; promover a adoção de comportamentos saudáveis e identificar as conseqüências e os resultados das ações atuais.

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  8. Diagnostico:
    Enfrentamento Familiar Comprometido relacionado a desorganização de papel dos familiares relacionado com o abuso sofrido quando criança
    Planejamento:
    Reconhecerá recursos pessoais para lidar com a situação
    Interagir com o paciente dando apoio
    Intervenções:
    Identificar situações coexistentes
    Avaliar as informações disponiveis
    Conversar sobre a percepção da familia acerca da situação
    Conversar com os familiares sobre os motivos do comportamento

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  9. O distúrbio da personalidade trata-se de uma doença não psicotica, que se caracteriza por um comportamento desajustado que a pessoa utiliza para atender às suas necessidade.

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  10. Risco de Lesão relacionado ao distúrbio

    Meta:Eliminar o risco

    Intervenções:Modificarão o ambiente conforme a necessidade para aumentar a segurança;
    Identificará os fatores de risco pessoais e as intervenções apropriadas;
    Melhora do relacionamento entre o cuidador e do individuo;
    Demonstrará progresso ao lidar com os estágios do sentimento de pesar em seu próprio ritmo

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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  12. Diagnóstico
    Risco de suicídio relacionado a transtorno da personalidade de bordeline.

    Meta: Identificará os fatores atuais que podem ser contornados.

    Intervenções:
    Atentar para o comportamentos indicativos da intenção de suicidar.
    Avaliar as queixas físicas.
    Envolver a família e ou pessoas significativas no planejamento.
    Engajar o paciente em programas de atividades Físicas.

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  13. D.E

    RISCO PARA AUTOLESÃO relacionado a deficiência mental,"transtorno da personalidade".

    META:

    O Individuo deverá escolher alternativas não-lesivas.

    INTERVENÇÕES:

    *Demonstrar a aceitação do indivíduo como uma pessoa valiosa, pelo uso de declarações e comportamentos não-críticos.

    *Auxiliar a reconhecer a presença de esperança e os elementos alternativos.

    *orientar o indivíduo conforme a necessidade. Descartar as concepções sensoriais ou ambientais errôneas, sem desprezar seus medos nem indicar desaprovação pelas expressões verbais.

    * ajudar a reformular o pensamento antigo/padrão de sentimentos.

    *validar as habilidades adequadas de enfrentamento já existentes.

    * estimular o uso de afirmações positivas, técnicas de meditações e relaxamento e outros exercícios fortalecedores da auto-estima.

    * incentivar a manutenção de um diário com o registro dos desencadeadores, dos pensamentos, dos sentimentos e das alternativas que funcionam e das que não funcionam.

    *induzir os "contratos" com o indivíduo.

    *reduzir os estímulos excessivos.

    *fornecer um número de telefone para atendimento 24h, em caso de emergência.




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  14. Diagnóstico

    Medo relacionado aos abusos sexuais.

    Meta:
    Demostrará uma variedade de sentimentos apropriados e dirá que sente menos medo.

    Intervenções:
    Atentar para os sinais de negação ou depressão.
    Ficar atento e avaliar a possibilidade de agressividade.
    Convesar sobre as percepções e os sentimentos de medo do cliente.
    Reconhecer a normalidade do medo.

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  15. O transtorno de personalidade Borderline ocorre mais frequentemente em mulheres (aproximadamente 75% dos casos). Ele é caracterizado pela instabilidade emocional, impulsividade, manifestações inadequadas de raiva, baixa autoestima, comportamento autodestrutivo, tendência ao suicídio, insegurança, hipersensibilidade às críticas, incapacidade em aceitar as regras e a rotina, expectativa de conseguir recompensas desproporcionais, intolerância à frustração e solidão, e medo de abandono – na maioria das vezes, irreal.

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  16. Risco de vinculo de pai e filho prejudicado relaciondo ao estupro.
    Implementaçao:
    Identificarao e utilizarao os recursos necessarios ao atedimento dos menbros da familia.
    Interveçao:
    melhorar a organizaçao comportamental.
    Identificar os pontos fortes e os pontos fracos.

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    Respostas
    1. DIAGNÓSTICO: isolamento social relacionado à alteração do estado mental evidenciado por demostração de comportamento inaceitável.

      PLANEJAMENTO: a paciente reconhecerá as causas e ações para evitar o isolamento.

      PLANO DE CUIDADOS: identificar obstaculos para interação social.
      avaliar os fatores de vida do cliente que podem contribuir com o sentimento de desesperança
      rever a historia e obter informações sobre eventos traumáticos.
      estabelecer uma relação terapeutica entre o enfermeiro e o cliente.

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  17. O Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), também conhecido como Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável, é um distúrbio mental com um padrão característico de instabilidade na regulação do afeto, no controle de impulsos, nos relacionamentos interpessoais e na imagem de si mesmo. O termo borderline, que na lingua inglesa significa "fronteiriço" não se refere ao limite entre um estado normal e um psicótico, mas a uma instabilidade constante de humor.

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