Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

quinta-feira, agosto 22, 2013

Estudo de Caso..



Distúrbios da Alimentação 



Relato de Caso: M.M.C, feminina, 14 anos, iniciou em abril de 2010 recusa alimentar e perda de peso, sendo internada duas vezes por desnutrição. Internada no H.R.E com IMC = 11,5 e depressão, recebeu alimentação nasoenteral. Ganhou peso sem resistência. Continuava apática, só se comunicando monossilabicamente. Depois de três meses, revelou que tem pensamentos internos que a proíbe de falar e comer. Tem crítica do caráter irracional dos pensamentos, reconhecidos como próprios. 

31 comentários:

  1. Nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais relacionado a inabilidade para ingerir alimentos devido a fatores psicológicos evidenciado por falta de interesse por alimentar-se.

    Planejamento: Aceitar dieta oferecida recuperando assim a resistencia corporal adequada.

    Plano de cuidados:

    Realizar abordagem individualizada;
    Apoiar, estabelecer limites e ajudar na expressão de pensamentos e sentimentos.
    Aceitar o cliente sem preconceitos, mostrando suas
    características sadias, estimulando sua participação em grupos de atividades como jogos e técnica de relaxamento, estando disponível e incentivando-o no tratamento;
    Monitorar os sinais vitais, pele, sistema cardiovascular e evidências de abuso de laxantes ou diuréticos e vômitos. Para tanto, observar as seguintes informações: peso atual e desejado; início e padrão da menstruação; restrições alimentares e padrões de jejum; freqüência e extensão da hiperfagia e dos vômitos; uso de laxantes, diuréticos, pílulas para emagrecer; perturbações na imagem corporal; preferências e peculiaridades alimentares; padrões de exercícios;
    Ajudar na expressão de pensamentos e sentimentos, deve ser desenvolvida por meio do uso de técnicas de
    comunicação terapêutica.

    Conversar com o paciente sobre os relacionamentos sociais, na escola e no trabalho, procurando identificar fatores socioculturais que influenciam o tipo e a quantidade de alimento que a paciente consome e sua percepção sobre o tamanho corporal ideal;
    Encaminhar, quando necessário, para grupos de terapia familiar;
    Encaminhar ao nutricionista;
    Ofertar dieta estabelecida palo nutricionista.

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  2. Diagnostico: Depressão, caracteriza-se por um
    predomínio anormal de tristeza, com perda do interesse por atividades anteriormente consideradas
    prazerosas.
    Sintomas:
    -Sentimentos de desamparo e desesperança;
    -Perda de interesse nas atividades diárias.
    -Alterações no apetite ou no peso.
    -Alterações do sono.
    -Irritabilidade ou inquietação.
    -Perda de energia
    -Auto-aversão.
    -Problemas de concentração.
    -Dores inexplicáveis

    Intervenções:
    -Manter um relacionamento o mais “normal” possível;
    - Demonstrar à pessoa que deve decidir tratar e melhorar aquilo que está sentindo, pois as pessoas deprimidas por vezes consideram que procurar / aceitar ajuda não fará nenhuma diferença;
    - Demonstrar afeto, com palavras reconfortantes, mas não corroborar numa possível vitimização por parte da própria pessoa;
    - Evitar a superprotecção;
    - Trabalhar com foco no aumento da auto-estima, desenvolvendo actividades que leve a pessoa a se auto-valorizar e estimular para que se responsabilize por si mesmo;
    - Utilizar o reforço positivo, mostrando que respeitamos e valorizamos a pessoa;
    - Não criticar ou censurar a pessoa pela sua sintomatologia deprimida;
    - Não dizer ou fazer algo que possa piorar a imagem negativa que a pessoa já tem de si mesma;
    - Utilizar técnicas de relaxamento muscular;

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  3. - Discutir as experiências, relacionamentos, acontecimentos e sentimentos que são importantes a pessoa, num esforço para esclarecer as áreas de dificuldade na vida da pessoa deprimida;
    - Pedir à pessoa que enumere os aspectos positivos e negativos da vida desta, as pessoas significativas, e discutir o assunto. O objectivo é demonstrar à pessoa que nem tudo é mau, e que muitas outras pessoas têm esses sentimentos, evidenciando bastante os aspectos positivos enumerados e as pessoas significativas, e relembrando esses mesmos aspectos positivos e essas pessoas significativas noutros momentos terapêuticos, em função contexto;
    - Levar muito a sério qualquer ideia sobre suicídio, e informar toda a equipa terapêutica;
    - Envolver sempre a família ou pessoas significativas, desde que estas sejam facilitadoras da relação terapêutica e aceites pela pessoa deprimida, esclarecendo as suas dúvidas e evidenciando o seu papel importante na recuperação da pessoa deprimida.

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  4. Intervenção de Enfermagem ao paciente com Nutrição desequilibrada

    Conversar sobre os hábitos dietéticos, inclusive preferências, intolerâncias ou aversões alimentares, para estimular o paladar do cliente;
    Estimular a ingestão apropriada e oportuna de líquidos. Evitar a ingestão de líquidos 1 hora antes das refeições , para reduzir a possibilidade de ocorrer saciedade precoce;
    Pesar o cliente periodicamente e anotar os resultados no gráfico, para monitorar a eficácia das intervenções.

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  5. Diagnóstico
    Comportamento de saude propenso a risco relacionado a compreensao dificultada evidenciado pela falta de valorização da alteração no estado de saúde
    Planejamento
    Demonstrar maior interesse nas atividades de auto cuidado
    Reconhecer situações de estresse
    Realizar mudanças no estilo de vida
    Identificar e utilizar sistema de apoio apropriado
    Demonstrar interesse na alimentação balanceada
    Plano de cuidados
    Realizar exame fisico e avaliação psicossocial
    Explorar expressoes de emoções que indiquem dificuldade de adaptação do cliente
    Alimentar-se adequadamente
    Atentar-se para provocação de vômitos após alimentar-se

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  6. Diagnostico
    Nutrição desequilibrada menos que as necessidades corporais relacionado a dificuldade de absorção dos nutrientes evidenciado pela aversão pelo alimento
    Planejamento
    Tera ganho de peso ponderal progressivo ate alcançar meta estabelecida
    Demonstrar exames laboratoriais normais sem sinais de desnutrição
    Identificar fatores causadores e intervenções necessárias
    Demonstrar comportamentos e mudanças no estilo de vida
    Plano de cuidados
    Identificar clientes sob risco de desnutrição
    Avaliar capacidades de mastigar, deglutir, sentir o paladar dos alimentos
    Verificar se o cliente entende suas necessidades nutricionais

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  7. Diagnóstico:
    Risco de infecção relacionado baixa da imunidade por não se alimentar de todos os nutrientes essenciais para a saúde
    Meta:
    Identificará as intervenções para evitar/reduzir o risco de infecção
    Intervenções:
    Detectar os fatores de risco para infecção;
    Administrar/monitorar o regime terapêutico;
    Rever as necessidades nutricionais do cliente, o programa de exercícios apropriados e a necessidade de repouso

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  8. Diagnóstico:
    Processos de pensamento perturbado relacionado a existência de conflitos psicológicos evidenciado por que tem pensamentos internos que a proíbe de falar e comer
    Meta:
    Manterá a orientação para a realidade
    Intervenções:
    Avaliar o estado mental de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento, atentando para o grau de disfunção do pensamento, da memória ( remota/recente), da orientação quanto ao tempo/lugar individualidade, do discernimento e do raciocínio;
    Testar a capacidade de receber, enviar e interpretar adequadamente as informações
    Estabelecer uma relação terapêutica entre enfermeiro e o cliente

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  9. Diagnóstico:
    Risco de suicídio relacionado a depressão
    Definição:
    Risco de lesão auto infringida potencialmente fatal.
    Resultados desejados:
    Ficará envolvida no planejamento das ações voltadas para corrigir os problemas existentes.
    Ações/Intervenções:
    -Atentar para comportamentos indicativos da intenção de autoextermínio como a ocorrência de alucinações ou ilusões.
    -Perguntar diretamente se o cliente está pensando em concretizar seus pensamentos ou sentimentos;
    -Identificar condições como desequilíbrio hormonal;
    -Rever os resultados de exames laboratoriais para detectar os fatores que possam afetar a capacidade de raciocínio;
    -Determinar a existência de pessoas significativas e amigos disponíveis para apoiarem o cliente.

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  10. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
    Distúrbio da imagem corporal relacionado à doença, caracterizado por verbalização da percepção de que está gorda.

    META: Deverá ser estimulada a compreender o distúrbio da imagem corporal causado pela doença.

    INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM
    • Esclarecer sobre a doença enfocando a imagem corporal.
    • Incentivar a expressar sentimentos de como se sente e como vê a si mesma;
    • Esclarecer qualquer concepção errônea que ela tenha sobre si mesma, sobre o cuidado, e sobre as pessoas que prestam o cuidado;
    • Explorar os pontos fortes e os recursos da própria pessoa.
    DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
    Isolamento social relacionado com alterações no estado mental caracterizado por expressar sentimentos de rejeição.

    META: Deverá ser capaz de identificar as razões para seu isolamento social e
    desenvolver formas de aumentar os relacionamentos significativos.

    INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM

    • Promover a interação social
    • Encorajar a falar dos seus sentimentos
    • Encorajar a formação de um sistema de apoio, mobilizando a família

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  11. DIAGNÓSTICO: Risco de volume de líquidos deficiente relacionado à ingesta insuficiente de alimentos e líquidos.
    PLANEJAMENTO: A cliente apresentará diminuição do risco em 15 dias.
    INTERVENÇÕES: * Avaliar o estado nutricional e atentar para ingestão atual.
    *avaliar o estado mental da cliente.
    * pesar a cliente par comparar seu peso com os valores registrados recentemente.
    * monitorar a ingestão e a perdas.
    * avaliar o turgor cutâneo e as mucosas orais.
    * estimular a ingestão oral e oferecer líquidos.
    * conversar sobre os fatores de risco pessoais, os problemas potenciais e as intervenções específicas.

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  12. Diagnóstico de Enfermagem
    Comunicação verbal prejudicada relacionada à depressão evidenciada pela comunicação monossilábica.
    Planejamento: Estabelecerá um método de comunicação pelo qual possa expressar suas necessidades.
    Intervenções
    Estabelecer uma relação com o cliente, ouvir atentamente e ficar atento as suas expressões verbais e não verbais.
    Manter uma atitude calma e tranquila. Dar tempo suficiente para que o cliente responda.
    Encaminhar para os recursos apropriados de terapia individual.
    Envolver, na medida do possível, os familiares ou pessoas significativas no plano de cuidado do cliente.
    Chamar a atenção do cliente antes de iniciar a comunicação.
    Determinar a resposta psicológica á dificuldade de comunicação e a disposição para encontrar formas alternativas de comunicação.

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  13. D.E
    Controle eficaz do regime terapêutico, relacionado á boa aceitação do tratamento evidenciado pelo ganho de peso sem resistência.
    Meta:
    • O indivíduo deverá descrever estratégias para abordar a progressão ou as complicações de sua condição, caso surjam.
    Intervenções :
    • Discutir as possíveis mudanças nas condições da pessoa que talvez afetem o controle habitual.
    • Remendar o contato precoce com o profissional de saúde para discutir possíveis mudanças no regime de controle.
    • Discutir como os níveis aumentados de estresse podem ter impacto negativo no controle previamente bem-sucedido e, possivelmente, diminuir a resistência a resfriados e gripes.
    • Solicitar que a pessoa avalie o nível de estresse com o qual ela normalmente convive.
    • Iniciar a instrução de saúde e os encaminhamentos tendo em vistas as técnicas de redução do estresse.

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  14. Diagnóstico: Comunicação verbal prejudicada relacionado depressão evidenciado pela dificuldade de interação.
    PLANEJAMENTO: o cliente apresentará melhora após ações desenvolvidas.
    Intervenções: encaminhar ao psicólogo; terapia de grupo, envolver o cliente nas ações que serão apresentadas, mostrar tranquilidade e atenção quanto estiver com o cliente, terapias de relaxamento em grupo ou individual

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    Respostas
    1. É IMPORTANTE TAMBÉM PATRICIA ESTÁ ENVOLVENDO TODA A FAMÍLIA NESSE PROCESSO DE TRATAMENTO!

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    2. Ianne a família realmente pode ajudar muito, dando apoio, participando da reunião em grupo e observando se o cliente está seguindo as orientações dadas...

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  15. DIAGNÓSTICO
    Ansiedade leve relacionada as necessidades não atendidas evidenciada pela preocupação excessiva para emagrecer.
    PRESCRIÇÃO
    Indentificará formas saudáveis para lidar com a ansiedade;
    Demonstrará o quão é mais importante sua saúde que estar magra;
    Auxiliará a paciente para que a mesma perceba os riscos que está submetida;
    Utilizará recursos de nutrição equilibrada para mantê-la saudáveis;
    Tranquilizará a paciente quanto ao emagrecimento.
    INTERVENÇÃO
    Rever fatores familiares e fisiológicos;
    Determinar fármacos prescritos ou utilizados sem prescrição;
    Identificar a percepção do cliente quanto a ameaça representada pela situação;
    Observar comportamentos que possam definir nível de ansiedade da cliente;
    Demonstrar dietas corretas para serem seguidas.

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  16. Alteração sensorial/perceptiva relacionada ao disturbio alimentar evidenciado por revelar ter pensamentos internos que a proíbe de falar e comer.

    Meta: Eliminar a alteração sensorial/perceptiva

    Intervenções:Estabelecer uma relação terapêutica;
    Encaminhar o cliente a um grupo de apoio ou ajuda;
    Ajudar o cliente a identificar e usar meios positivos para atender às necessidade emocionais

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