Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

sábado, fevereiro 11, 2012

Produção Acadêmica do 6º Período

INTRODUÇÃO
              Comunicação se refere a cada palavra dita ou movimentos feitos para transmitir uma mensagem para alguém. A comunicação terapêutica não possui uma receita de bolo, portanto não existem regras a serem seguidas e sim, técnicas que auxiliam o profissional a desenvolver  e estimular uma relação terapêutica enfermeiro-cliente.
               As técnicas permitem que o enfermeiro crie habilidades técnicas e  durante a consulta o mesmo vai pouco a pouco demonstrando ao cliente que esta ali para ajudá-lo e gradativamente o insere no plano de cuidado que vai sendo construído por ambos, não impondo nenhuma regra, mas sim, colocando as opções e juntamente com o cliente traçam  as metas a serem seguidas.
                O Feedback é o retorno do profissional diante dos problemas expostos pelo cliente, devendo ser realizado com cautela, no momento certo da conversa, a fim de ganhar a confiança e trazer o cliente para o tratamento, portanto deve ser realizado quando o profissional tem certeza do que vai dizer como vai dizer e o que quer alcançar com esse retorno, para que o cliente não se sinta julgado ou criticado pelo profissioal.


TÉCNICAS DE COMUNICAÇAO TERAPÊUTICA
Comunicação se refere a cada palavra dita, ou movimentos feitos para transmitir uma mensagem para alguém. Na comunicação terapêutica ocorre exatamente isso, tanto o paciente como o enfermeiro comunicam-se simultaneamente entre si, buscando soluções para os problemas apresentados pelo cliente.
Para que a comunicação seja eficaz o enfermeiro lança mão de algumas técnicas de comunicação terapêuticas que auxiliam o mesmo a interagir e estimular o desenvolvimento de uma relação terapêutica enfermeiro-paciente. Contudo a comunicação terapêutica não possui uma receita que deve ser seguida a risca, pois “tudo é relativo” e varia de paciente para paciente, necessitando de uma assistência individual e holística.
Por toda essa complexidade que apresentam os pacientes com problemas psiquiátricos, o profissional deve usar uma abordagem informal, ou seja, uma “bate papo” entre o enfermeiro e paciente, sem perder o foco da consulta.
Nesse contexto em que estão inseridos tais pacientes, pequenos detalhes como; aparência física; vestimentas; expressões faciais e corporais e o contato visual podem facilitar ou trazer dificuldades durante a consulta.
 Desse modo faz-se necessário que o enfermeiro tenha uma postura aberta, seja oportuno nas perguntas e mantenha o silêncio por alguns momentos para não interromper o cliente. Estabelecer um contato visual para passar segurança e demonstrar que esta prestando atenção são técnicas importantes a serem utilizadas pelo enfermeiro, deve ainda sentar-se de frente para o cliente demonstrando que esta ouvindo atentamente e que esta ali para ajudá-lo.
Explorar; encorajar; refletir; apresentar a realidade; oferecer a si mesmo também são técnicas utilizadas para desenvolver uma comunicação terapêutica eficaz. Para tanto o profissional deve conhecer a patologia em questão e juntamente com ela as técnicas de comunicação terapêuticas acima citadas, a fim de encontrar com o próprio cliente, possíveis soluções para os problemas apresentados.


FEEDBACK
Método utilizado para ajudar um cliente a considerar modificações de comportamento. Deve ser oportuno, especifico e não geral, focalizar o comportamento e não a pessoa. Serve para que o profissional dê um retorno durante a consulta para os problemas apresentados pelo paciente no momento.
Em práticas realizadas durante as aulas ministradas pelo professor Diego, foi possível perceber que usar esse método não é fácil, pois os problemas variam de paciente a paciente. Quando utilizado em sala pelos alunos, os mesmos não conseguiram separar o comportamento da pessoa e, ao analisar a conduta realizada pelo, acabávamos julgando a pessoa e não o comportamento o que esta inversamente contrário ao método utilizado (Feedebck) tem como fundamento.
O professor sabiamente nos provou que esse método necessita de praticas diárias realizadas em sala aliada ao o tempo de exercício profissional teremos experiências para utilizar de forma eficiente este método. Porem as aulas nos deu uma bagagem ainda que pequena de conhecimentos de que o enfermeiro deve se despir todo e qualquer preconceitos ou certezas e buscar compreender o contexto em que estão inseridos os pacientes psiquiátricos e assim poder de forma concreta e efetiva e criar metas e objetivos a serem alcançados a partir da relação enfermeiro-paciente e não impor a vontade própria do profissional. Pois como foi dito anteriormente “tudo é relativo” e na psiquiatria isso sim, é uma regra


CONCLUSÃO
Conclui- se que para uma assistência sistematizada de enfermagem a pacientes psiquiátrico é necessário uma abordagem diferenciada e com um olhar despido de qualquer preconceito e certezas, pois tais pacientes são imprevisíveis. Portanto o profissional deve buscar conhecer as técnicas necessárias para desenvolver uma relação terapêutica eficaz, levando em conta a opinião do cliente e assim conseguir sua adesão ao tratamento.
O Feedebck de somente ser usado quando o profissional estiver seguro daquilo que vai dizer como dizer e qual o momento certo de dizer. Não fazer julgamentos ou criticas pessoais, procurar dar o retorno no momento oportuno com o objetivo de conseguir a adesão do cliente ao tratamento e melhorar sua qualidade de vida em sociedade.

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