INTRODUÇÃO
Esse estudo tem por finalidade mostrar a importância da comunicação terapêutica e suas técnicas realizadas com o paciente com a utilização do feedback Realizado Através da disciplina Saúde mental tem por características a relação entre prática e a teoria baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional .
RESUMO
Mediante as aulas aplicadas em sala a comunicação terapêutica é um instrumento de grande valor usado na prestação de cuidados o qual e feito através do uso de técnicas de comunicação interpessoal entre o profissional e o cliente. É uma habilidade a ser desenvolvida com o aprendizado de comunicação humana e recursos terapêuticos (técnicas e medidas) informação e compreensão entre as pessoas, com objetivo de transmitir fatos, pensamentos e valores, para ser usada e preciso saber onde pode ser empregada como e quando, por isso e preciso haver um planejamento para que possa se ter uma interação adequada ao paciente.
A comunicação entre enfermeiro e paciente é denominada comunicação terapêutica, porque tem a finalidade de identificar e atender as necessidades de saúde do paciente e contribuir para melhorar a prática de enfermagem, ao criar oportunidades de aprendizagem e despertar nos pacientes sentimentos de confiança para enfrentar seus problemas, permitindo a interação entre o profissional e o paciente proporcionando oportunidades de se conseguir os objetivos em relação à assistência.
O uso da comunicação terapêutica na psiquiatria e mediante a situação a qual o cliente se encontra através de técnicas citadas a seguir: usar o silêncio, aceitar, dar reconhecimento,oferecer a si mesmo,recolocar,refletir,focalizar explorar, a importância da utilização das técnicas de comunicação terapêutica na relação de assistência, e quando o paciente precisa de auxilio e segurança, para a suas necessidades essências diminuindo o isolamento social. Consideramos que o relacionamento terapêutico, como tecnologia de cuidado, que guarda um conhecimento e que se viabiliza pela aquisição de algumas habilidades, tem importante contribuição para a prática da enfermagem psiquiátrica e saúde mental.
O feedback consiste na comunicação verbal e/ou não verbal entre duas pessoas ou um grupo de pessoas, balizando por duas variáveis: “dar feedback e receber feedback”. O feedback diminui as divergências e possibilita o esclarecimento de interpretações errôneas, pois busca o entendimento da percepção de um e a percepção de outro. Para que a dinâmica se instale favoravelmente no processo de Comunicação Interpessoal, é fundamental.
Diante das técnicas aplicadas em sala de aula obtidas aparti de grupos apresentados sobre distúrbios alcoólicos emocionais e entre outras patologias a utilização do feedback foi muito importante para aprendizagem mostrando a realidade diante dos problemas que o enfermeiro pode enfrentar no decorrer da sua vida profissional e qual a postura que deve ser tomada mediante a cada situação, podendo ser vista através de técnicas como SOLER que tem como definição comportamentos e habilidades facilitadoras do ouvir com atenção,e o uso de comunicações terapêuticas diante que cada problema enfrentado para tentar busca o cliente para uma melhora e com a utilização adequada do uso técnicas descobrir os problemas que cada cliente apresenta e fazer uma busca ativa para a participação de grupos terapêuticos.
E o feedback do cliente pode ser visto como um modelo facilitador de aprendizagem pois foi através dele pelo qual foi obtido informações sobre situações vivenciadas pelo cliente mostrando o outro lado da realidade e que se passa no pensamento desses indivíduos portadores desses distúrbios,o qual acometi a vida relacionando a aspectos emocionais vivenciados enfim um bom feedback abre a aceitação do outro para o que está sendo transmitido, aproxima e reforça a relação e um mau feedback faz com que o outro se feche, se proteja e, finalmente, se afaste.
CONCLUSÃO
Um dos objetivos da assistência de enfermagem é levar o paciente a participar dos esquemas terapêuticos. Esta participação depende dos processos de comunicação, a partir dos quais se estabelecem as relações de confiança necessárias para o paciente diminuir o medo, a ansiedade e permitir, à pessoa fragilizada pela doença, lutar por seu restabelecimento com dignidade.foi de grande relevância a demonstração de aspectos vivenciados em sala de aula para avaliação feitas através dos feedback.
BIBLIOGRÁFIA
Oliveira PS, Nóbrega MMLM, Silva ATMC, Ferreira Filha MO. Comunicação terapêutica em enfermagem revelada nos depoimentos de pacientes internados em Centro de Terapia Intensiva. Rev. Eletr. Enf.2005;7
Kantorski LP, Pinho LB, Schrank G. O relacionamento terapêutico e o cuidado em enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Rev Enferm UERJ 2003;12(2):201-7.
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- XV. Programa de Promoção de Motivação, Inspiração e Espiritualidade
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- Programa de Apoio Virtual 'Varrendo a terra como um dilúvio'
- Programa de apoio aos Grupos de Autossuficiência e Economia Solidária
Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS
Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS
Em álbum interativo com slides e áudios online:
https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow
Em texto resumido:
https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy
História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics:
https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy
Relato de Experiência "APS Forte"
*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022*
Encaminhado para o prêmio "APS Forte"
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica.
Objetivo Específico
1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica.
2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral.
3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia.
4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão.
5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica.
MÉTODOS
A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita.
As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app.
O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas.
As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual.
Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais.
Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários.
Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão.
As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme.
Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica.
As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual).
Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas.
Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância.
Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros.
As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics.
De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos.
RESULTADOS
Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022.
A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico.
Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps.
Nossa profunda gratidão,
Diego da Rosa Leal
Enfermeiro e Professor Sistêmico
Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB)
Prefeitura de Santa Cruz Cabrália
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