Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS
Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS
Em álbum interativo com slides e áudios online:
https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow
Em texto resumido:
https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy
História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics:
https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy
Relato de Experiência "APS Forte"
*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022*
Encaminhado para o prêmio "APS Forte"
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica.
Objetivo Específico
1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica.
2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral.
3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia.
4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão.
5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica.
MÉTODOS
A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita.
As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app.
O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas.
As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual.
Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais.
Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários.
Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão.
As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme.
Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica.
As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual).
Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas.
Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância.
Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros.
As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics.
De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos.
RESULTADOS
Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022.
A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico.
Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps.
Nossa profunda gratidão,
Diego da Rosa Leal
Enfermeiro e Professor Sistêmico
Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB)
Prefeitura de Santa Cruz Cabrália
Diagnóstico:
ResponderExcluirAnsiedade relacionada a conflito inconsciente quanto aos valores/crenças essências e metas de vida evidenciado por sentimentos persistentes de apreensão e preocupação
Meta:
Parecerá estar relaxado e dirá que a ansiedade foi atenuada a um nível suportável
Intervenção:
Proporcionar medidas de conforto
OK
ExcluirDiagnóstico:
ResponderExcluirPadrão de Sono perturbado relacionada a insônia condicionada evidenciado por queixas verbais [relatos] de dificuldade de adormecer
Meta:
Dirá que houve melhora no padrão de sono/repouso;
Intervenções:
Avaliar a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas;
Observar e/ou obter feedback do cliente/família sobre o horário habitual de dormir, os rituais/rotinas, o número de horas de sono, a hora em que acorda e as necessidades do ambiente, para determinar o padrão de sono habitual e fornecer dados comparativos;
Experimentar outros recursos que facilitem o sono, como banho quente, ingestão de proteínas antes da hora de deitar-se.
OK
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ResponderExcluirDiagnóstico:
ResponderExcluirAnsiedade relacionada ao estresse e evidenciado pelo temor de cometer erros.
Resultado Esperado:
Utilizará eficazmente os recursos ou sistemas de apoio;
Intervenções:
Observar comportamentos que possam definir o nível de ansiedade do cliente: como leve, moderada, grave, pânico;
Rever as modalidades de enfrentamento utilizadas no passado , para determinar quais podem ser úteis na situação atual;
Leo nessas intervenções para ansiedade também é importante ensinar técnicas de relaxamento para o paciente, como massagem, ouvir música, tomar banho morno, ou seja, algo que o deixe mais relaxado e que o alivie dessa ansiedade...
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ResponderExcluirDIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
ResponderExcluirMedo relacionado à falta de familiaridade com a nova experiência no trabalho evidenciado pela preocupação com seus novos deveres.
META
Verbalizará o entendimento exato e a sensação de segurança relacionada com a situação atual.
INTERVENÇÕES
Conversar sobre as percepções e os sentimentos de medo do cliente;
Reconhecer a normalidade do medo, e promover empatia para que o cliente expresse livre e adequadamente seus sentimentos;
Ensinar como utilizar técnicas de relaxamento ou visualização e imaginação dirigida;
Estimular a realização de atividades físicas regulares na medida da capacidade do cliente.
OK
ExcluirDistúrbio no padrão do sono relacionado ao estresse psicológico evidenciado por queixa verbal de insônia.
ResponderExcluirPlanejamento: Melhorar padrão do sono eliminando insônia.
Plano de cuidados:
Os cuidados de enfermagem incluem promoção do conforto físico e redução do estresse psicológico.
Identificar a causa da insônia;
Manter o ambiente tranqüilo e agradável para proporcionar
o repouso;
Téncicas de relaxamento para reduzir a ansiedade e o medo;
Orientar ao dormir iluminação adequada (meia luz), procurar
uma posição confortável para dormir;
Devem ser realizadas ações individualizadas que proporcionem conforto físico e redução do estresse psicológico.
Lembrando de sempre estar em contato com o paciente compreendendo-o, oriantando-o de acordo com suas necessidades específicas, buscando juntos uma melhor solução.
Diagnostico
ResponderExcluirEnfrentamento familiar comprometido relacionado a crises situacionais evidenciado pelo estresse com familiares
Planejamento
Reconhecer recursos para lidar com essa situação
Interagir com o cliente oferecendo apoio e ajuda
Expressar seus sentimentos
Identificar a necessidade de apoio externo e pedir ajuda
Intervenções
Identificar situações contribuintes que possam existir para o estresse familiar
Avaliar comprreensao dela pela familia
Conversar sobre a percepção da familia acerca da situação
Identificar o papel da cliente na familia
Nas intervenções Luana é importante envolver toda a família no processo de tratamento, através de terapia familiar...
ExcluirVerdade Ianne a participação da família é de extrema importância.
ExcluirOK
ExcluirDiagnostico
ResponderExcluirConforto prejudicado relacionado ao estresse evidenciado pela responsabilidade aumentada
Planejamento
Adotar comportamentos ou mudanças no estilo de vida de forma a aumentar seu nivel de bem estar
Verbalizar que se sente confortavel ou satisfeito
Participar das atividades desejaveis e realistas de manutenção de saude.
Intervenções
Determinar o tipo de desconforto que o cliente está experimentando
Conversar sobre as preocupações do cliente e ouvi-lo
Determinar contexto em que falta conforto
OK
ExcluirDIAGNÓSTICO: Medo relacionado à resposta adquirida, evidenciado pelo temor em cometer erros.
ResponderExcluirPLANEJAMENTO: A cliente apresentará melhora em sua autoconfiança em uma semana
INTERVENÇÕES: * determinar a percepção do cliente quanto ao q esta acontecendo e como isso afeta sua vida.
* comparar as respostas verbais e não verbais para detectar incongruências ou percepções alteradas da situação.
* atentar para os sinais de negação e depressão.
* avaliar o grau de concentração e o foco de atenção.
* estimular a cliente a assumir o controle na medida do possível e ajuda-la a identificar e aceitar as coisas sob as quais não tem controle.
* ensinar como utilizar as técnicas de relaxamento.
* encaminhar para grupos de apoio, instituições e organizações comunitárias conforme a necessidade
OK
ExcluirDiagnóstico de Enfermagem:
ResponderExcluirRisco de violência dirigida a si própria relacionada à ansiedade grave.
Planejamento: Participará da assistência e atenderá a suas próprias necessidades de maneira assertiva.
Intervenções
Determinar a percepção do cliente quanto a si próprio e à situação. Atender para uso dos mecanismos de defesa.
Observar e ouvir os primeiros sinais de sofrimento ou agravamento da ansiedade.
Determinar a disponibilidade de meios para cometer suicídio.
Estabelecer uma relação terapêutica entre o enfermeiro e o cliente.
Ajudar o cliente a reconhecer que suas ações podem ser motivadas pelo medo.
Avaliar os fatores causadores e contribuintes para tal situação.
Ser sincero ao fornecer informações e lidar com o cliente.
Realizar intervenções para o individuo envolvido de acordo com sua idade e o tipo de relacionamento.
OK
ExcluirD.E
CONFLITO DE DECISÃO relacionado a sobrecarga de atividades evidenciada pela temor de tomar decisões e cometer erros.
META:
.O individuo deverá fazer uma escolha informada.
INTERVENÇÕES:
.Estabelecer um relacionamento confiável e significativo que promova compreensão e interesse mútuo.
.Facilitar um processo lógico de tomada de decisão.
.Auxiliar a pessoa a reconhecer o problema e a identificar claramente a necessidade de tomar uma decisão.
.Explorar quais seriam os riscos de não decidir.
.Fazer com que a pessoa a elabore uma lista de todas as alternativas ou opções possíveis.
.Auxiliar a identificar prováveis resultados das varias alternativas.
.Auxiliar a pessoa a encarar os medos.
Corrigir informações erradas.
.Ajudar na avaliação das alternativas fundamentais em ameaças reais ou potenciais a crenças/valores.
.Encorajar a pessoa a tomar uma decisão.
.Estimular as pessoas próximas ao individuo a se envolvem no processo de tomada de decisão.
.Auxiliar o individuo na exploração dos valores pessoais e dos relacionamentos que possam ter um impacto sobre a decisão.
OK
ExcluirDiagnóstico:
ResponderExcluirAtividade, planejamento ineficaz relacionado à sobrecarga de trabalho, evidenciado pela ansiedade excessiva quanto a tarefas a serem realizadas.
Definição:
Incapacidade de preparar-se para uma série de ações com tempo controlado em determinadas circunstâncias.
Resultados desejados:
-Reconhecerá que tem dificuldade de executar as atividades planejadas;
-Desenvolverá seu próprio plano de atividade;
-Dirá que se sente menos ansioso e temeroso quanto ao planejamento.
Intervenções:
-Determinar os problemas que o indivíduo tem para planejar e executar as atividades planejadas;
-Reconhecer os valores pessoais e a percepção individual do cliente, inclusive seus pontos fortes e fracos;
-Conversar sobre a percepção da procrastinação, a necessidade de perfeição e o medo de fracassar;
-Conversar sobre os progressos alcançados na aprendizagem das técnicas de relaxamento e de lidar produtivamente com a ansiedade e os medos.
DIAGNÓSTICO
ResponderExcluirIsolamento social relacionado a hiperatividade evidenciado por afastamento das pessoas
PRESCRIÇÃO:
Verbalizará o desejo de envolver-se com outras pessoas
INTERVENÇÕES DA EQUIPE:
Proporcionar medidas de conforto;
Mostrar-se disponível para ouvir e conversar com o cliente;
Estimular o cliente quando seu comportamento for inadequado, enfatizando a diferença entre palavras e ações;
Tratar o cliente com gentileza e respeito;
Recomendar a limitação da ingestão de chocolate e bebidas cafeinadas/alcoólicas, principalmente antes de deitar-se;
Ajudar o cliente a desenvolver um programa individualizado de relaxamento;
Reconhecer as barreiras aos contatos sociais;
Estabelece uma relação terapêutica entre enfermeiro e o cliente
Dor relacionada ao estresse evidenciado por relatar cefaleia.
ResponderExcluirMeta: Eliminar a dor
Intervenções: Oferecer analgésico conforme prescrição;
Estimular técnicas de relaxamento;
Encaminhar para o médico neurologista
Diagnóstico
ResponderExcluirNutrição desequilibrda menos do que as necessidade corporais relacionada com a pedar de peso
Meta: Terá ganho ponderal po progressivo até alcançar a meta estabelecida.
Intervenções:
Verificar se o cliente entende suas necessidades nutricionais.
Convesar sobre os hábitos dietéticos.
Determinar o peso.
Consultar o nutricionista ou equipe de nutrição