Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

quinta-feira, setembro 05, 2013

Distúrbios esquizofrenicos

Paciente J.P.O 23 anos apresenta-se sujo e mal vestido, afirma que está sendo perseguido, e que possui um em chip  implantado em seu cérebro, pois estão monitorando seus pensamentos, fica agitado na presença da equipe de enfermagem, tentou agredir a enfermeira com socos, acreditando que ela estava tentando matá-lo. Posteriormente começou a dizer que as vozes pediam para ir subir no telhado para fugir dos seus inimigos, demonstrava medo e gritava muito, pois também começou a ver pessoas que a equipe ali presente não viam. A família do paciente J.P.O relatou que o paciente começou com esses sintomas desde os 19 anos, não gostava de sair de casa, não conseguia organizar seus pensamentos, sua concentração no colégio não era a mesma e acabou saindo do colégio.

25 comentários:

  1. Diagnóstico:
    Processos de pensamento perturbado relacionado a existência de conflitos psicológicos evidenciado por alucinações de comando
    Meta:Manterá a orientação para a realidade
    Intervenções:
    Determinar os fármacos utilizados;
    Avaliar o estado mental de acordo com a idade e o estágio de desenvolvimento, atentando para o grau de disfunção do pensamento, da memória ( remota/recente), da orientação quanto ao tempo/lugar individualidade, do discernimento e do raciocínio;
    Testar a capacidade de receber, enviar e interpretar adequadamente as informações;
    Verificar a existência de paranóia e ilusões ou alucinações

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    1. É verdade Luana. É muito importante atentar-se para o grau da disfunção do pensamento para assim implementar o tratamento adequado, de acordo com suas reais necessidades.

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    2. Devemos também contar Com medicamentos antipsicóticos, que são eficazes em 70% dos casos na diminuição dos sintomas.


      Cuidados de enfermagem: inclui

      .Orientar o paciente a não descontinuar o tratamento;

      .Orientar sobre notificar o profissional da saúde sobre efeitos colaterais que estejam ocorrendo;

      .Evitar o estresse;

      .Explicar a importância de uma rotina diária com horários estabelecidos para alimentação, descanso;

      .Passar confiança para ele, ajudando-o a desenvolver relacionamento com outras pessoas.

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  2. Déficit de autocuidado relacionado a disfunção perceptiva e cognitiva evidenciado por incapacidade de realizar seu autocuidado.

    Resultado esperado:Demonstrará técnicas/alterações do estilo de vida para atender às necessidades de autocuidado

    Intervenções:Desenvolver um plano de cuidados apropriados à situação individual, programando atividades que se adaptem à rotina normal do cliente;
    Ajudar o cliente nas adaptações necessárias para realizar as AVD

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    1. E da suporte para os familiares, pois precisam de apoio e dicas de como lidar com essas situações.

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    2. Ianne, é importante também estar avaliando o grau de incapacidade, ficando sempre atento ao nível de desenvolvimento ao qual o cliente regrediu ou progrediu. é importante observar também as potencialidades e habilidades do cliente elogiando-o quando realizada uma tarefa higienica e auxiliá-lo em suas maiores dificuldades.

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    3. Ianne também é importante orientar o cliente sobre a importância do autocuidado para elevar a auto estima e evitar problemas de saúde.

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    4. comunicação terapêutica com os familiares é de fundamental importância pois,tem a função de definir a doença, suas causa, consequência, dificuldades, barreiras a seres ultrapassada, paciência. e é capaz de evitar muitos problemas de saúde. Classificado no D.E como "Enfrentamento Familiar Comprometido".

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    5. É muito difícil para os cuidadores, surge duvidas dificuldades, está aí a importância de apoio familiar.

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  3. Ianne também é importante orientar o cliente sobre a importância do autocuidado para elevar a auto estima e evitar problemas de saúde.

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    1. É verdade Luana, estimular a participação do cliente aumenta o comprometimento com o plano e otimiza os resultados.

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  4. Diagnóstico: Processo do pensamento perturbados relacionado aos conflitos psicológico evidenciado pela sensação de estar sendo perseguido.
    Metas: Identificar as intervenções para lidar adequadamente com a situação.
    INTERVENÇOES: avaliar o estado mental no momento da crise, proporcionar medidas de segurança para você e o cliente, monitorar o regime terapêutico,estimular os familiares a participarem do tratamento, encaminhar a outros profissionais, reduzir os estímulos provocativos.

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  5. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM: Isolamento social relacionado a esquizofrenia evidenciado pelo fato de não querer sair de casa
    META: Envolver-se com outras pessoas socialmente
    INTERVENÇÕES
    Identificar os obstáculos às interações sociais;
    Programar visitas de acompanhamento do cliente e identificar outros recursos disponíveis;
    Providenciar acolhimento em unidade apropriada, quando necessário;
    Promover a participação em atividades recreativas ou de interesse especial em que o cliente considere segura

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    1. É IMPORTANTE TAMBÉM CLEMACIA LEVAR A FAMÍLIA A INTERAGIR COM O CLIENTE, OU SEJA, QUE PARTICIPE DO TRATAMENTO E O AJUDE A ESTABELECER RELAÇÕES INTERPESSOAIS.

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  6. Diagnóstico: Risco de violência direcionada a si próprio e a outras pessoas relacionado a paranóia.

    Metas:Demonstrará autocontrole, como se evidencia por uma postura relaxada e comportamentos não-violentos;

    Implementações:
    Verificar a existência de paranóia e ilusões ou alucinações;
    Proporcionar medidas de segurança;
    Monitorar o regime terapêutico;
    Encaminhar para profissionais apropriados da área de reabilitação;
    Reduzir os estímulos provocativos, a crítica negativa, a argumentação e o confronto para evitar a geração de respostas de fuga/enfrentamento;
    Desenvolver uma relação terapêutica entre o enfermeiro e o cliente, reforçando a confiança.

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    1. Gostaria de complementar com mais algumas implementações:

      Desenvolver estratégias para ajudar os pais a aprender habilidades mais eficazes de paternidade/maternidade;
      Identificar os sistemas de apoio;
      Ajudar o cliente a adotar um comportamento assertivo em vez de manipulador, não assertivo ou agressivo;
      Assegurar um ambiente seguro e tranquilo e remover do ambiente do cliente itens que podem ser usados para agredir a si próprio ou a outras pessoas.

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  7. A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica endógena, que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. A pessoa pode ficar fechada em si mesma, com o olhar perdido, indiferente a tudo o que se passa ao redor ou, os exemplos mais clássicos, ter alucinações e delírios. Ela ouve vozes que ninguém mais escuta e imagina estar sendo vítima de um complô diabólico tramado com o firme propósito de destruí-la. Não há argumento nem bom senso que a convença do contrário.

    Essas características peculiares desse transtorno leva ao paciente ser bastante estigmatizado pela sociedade.

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  8. D.E

    INTERAÇÃO SOCIAL PREJUDICADA relacionado a inabilidade de verbalizada ou compartilhar-se com os outros evidenciado por não gostar de relacionar com outras pessoas desde a sua adolescência.

    META:

    .O individuo/família deverá comunicar aumento da satisfação com a socialização.

    INTERVENÇÕES:

    . Proporcionar um relacionamento individual sustentador.

    .Ajudar a identificar como o estresse precipita os problema.

    .Apoiar a identificar cursos alternativos de ação.

    . Auxiliar na análise das abordagens que funcionam melhor.

    .Representar situações problemáticas.Discutir os sentimentos.

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  9. Plano de cuidado pra Esquizofrenia :
    PLANO DE CUIDADOS

    O objetivo principal da assistência de enfermagem é despertar o interesse do esquizofrênico pela vida, uma vida digna e de participação no seu meio familiar e social, apesar da doença. É importante valorizar e incentivar os pacientes a participarem do seu tratamento, para que as chances de adesão ao tratamento possam ser maiores.

    A assistência de Enfermagem deve ter por finalidade melhorar os sintomas, prevenir as recaídas e evitar a institucionalização. Entretanto, nos momentos de crise, deve ajudar a encarar uma internação necessária como medida protetora. Seus principais objetivos são:

    1. Interromper a perda da capacidade mental, preservando o contato com a realidade;

    2. Restaurar a capacidade de cuidar de si e de administrar sua vida, e manter o máximo de autonomia para promover o melhor ajustamento pessoal, psicológico e social possível;

    3. Diminuir o isolamento;

    4. Reconhecer e reduzir a natureza ameaçadora dos eventos da vida, para os quais existe uma sensibilidade particular;

    5. Conscientizar o portador sobre a realidade de seus recursos e limitações, tanto ajudando a descobrir e realizar seu potencial, quanto ajudando na aceitação de suas limitações;

    6. Recuperar e promover a auto-estima, a auto-imagem e a autoconfiança, proporcionando contínuo progresso;

    7. Estimular a independência, os cuidados consigo mesmo em questões de higiene e capacitar o paciente para as atividades da vida diária.

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  10. Risco de suicidio relacionado ao transtorno esquizofrenico.
    Implementaçao:
    Identificar os fatores atuais que podem ser contornados.
    Reconhecer as dificuldades encontradas na situaçao atual.
    Interveçoes:
    Avaliar os fatores contribuintes ou causadores.
    Determinar o grau de risco ou potencial de suicidio e a gravidade da ameaça.
    Atentar para comportamento indicativo da intençao de suicidio.

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  11. DIAGNÓTICO DE ENFERMAGEM: risco de solidão, relacionado ao isolamento social.

    META: estará envolvido em atividades sociais.

    INTERVENÇOES: realizar atividades sociais com os pacientes; orientar a família para que possam trabalhar juntos nesse processo; manter vigilância no paciente para evitar riscos.

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    1. Ainda podemos utilizar as seguintes intervenções:

      Conversar sobre os hábitos positivos, inclusive higiene pessoal e pratica de exercícios da preferência do cliente.
      Identificar os pontos fortes pessoais e as áreas de interesse que geram oportunidades de envolvimento com outras pessoas.
      Proporcionar situações para desenvolver habilidades interpessoais.
      Avaliar a presença/proximidade da família.

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  12. DIAGNÓSTICO: manutenção ineficaz da saúde relacionada a disfunção cognitiva emocional evidenciada por falta persistente de higiene.

    PLANEJAMENTO DE ENFERMAGEM: reconhecerá as atividades necessárias a preservação da saúde.

    PLANO DE CUIDADOS: avaliar os niveis das funções, fisicas, emocionais e cognitivas do cliente.
    observar se o cliente usa drogas
    avaliar as condições em q o cliente vive
    envolver equipes de saúde abrangente com varios especialistas conforme a necessidade.
    assegurar a comunicação e a coordenação entre os diversos profissionais da equipe de saúde da instituição e os prestadores de serviço de saúde comjunitária

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  13. A esquizofrenia é uma doença que atinge mais ou menos 60 milhões de pessoas e até hoje não sabemos totalmente suas causas. Sabemos, no entanto, que ela não tem cura e que há uma predisposição genética para seu desenvolvimento ou aparecimento. Por outro lado, verificamos que há famílias onde há uma pessoa com essa doença e um filho, por exemplo, que não desenvolve a doença.
    Ou seja, não podemos afirmar que dentro de uma família onde há alguém esquizofrênico, que necessariamente alguma outra pessoa da mesma família também será esquizofrênica.
    O psiquiatra suíço Bleuler, por volta de 1911, classificou como esquizofrenia, a doença que ele identificou como skizo=separação e phrenos=espírito.
    O que sabemos é que ocorre um desequilíbrio bioquímico no cérebro causado por um excesso de dopamina, responsável por produzir alucinações. Quando isso ocorre, a pessoa pode ouvir vozes ou ver pessoas imaginárias, ter idéias de perseguição e desorganização de pensamentos e também da fala. Pode ocorrer também apatia e falta de auto-estima.
    Como muitas vezes, essas pessoas passam a ter uma grande dificuldade em expressar seus sentimentos, a terapia ocupacional é muito importante, assim como os medicamentos e a psicoterapia.
    Os surtos podem ocorrer e daí a necessidade de internação e de acompanhamento, mas não numa proposta definitiva. Diferentemente do que se via antigamente, quando os pacientes eram confinados em hospitais psiquiátricos, sofrendo eletro-choque ou lobotomia… Ou seja, eram considerados ¨casos perdidos¨ ou irrecuperáveis. A falta de uma medicação adequada, inexistente naquela época, empurrava os pacientes para uma vida sem saída. Hoje, esse quadro mudou bastante.
    Atualmente, o paciente pode ser liberado da internação e com a existência do hospital-dia , ele pode passar o dia no hospital ocupando-se com a psicoterapia e terapia ocupacional e à noite retornar para casa.
    Apesar de não ter cura, o tratamento sendo feito dessa maneira, pode fazer com que esse paciente volte a ter uma vida mais normalizada e mais sob controle, continuando a viver em sociedade normalmente e junto a seus familiares.

    Disponivel em: http://artigosdepsicologia.wordpress.com/2007/09/16/esquizofrenia/

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