Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

domingo, setembro 08, 2013

DISTÚRBIOS RELACIONADOS A DROGAS ( Petronília)

Paciente G.L.M 35 anos, deu entrada no hospital HGL vestes sujas, descalço, apresentando os seguintes sintomas: excesso de álcool, dificuldade de em pé com fraqueza em membros inferiores, quedas frequentes, irritabilidade, nervosismo, prejuízo de memória, apresentando hálito característico de embriaguez, relata não trabalhar, ter perdido emprego devido as faltas constantes ao trabalho, mora sozinho, perdeu esposa e filhos o abandonaram, nega estar alcoolizado mesmo apresentando tais sintomas.

13 comentários:

  1. Negação ineficaz relacionada a doença evidenciado pela incapacidade de admitir o impacto da doença no padrão de vida

    Meta:Demonstrará comportamento, mudanças do estilo de vida para readquirir e/ou manter o peso apropriado;
    Expressará preocupação/sentimentos realistas quanto aos sintomas/doença

    Intervenções:
    Identificar a crise/problema situacional e a percepção do cliente sobre a situação;
    Conversar sobre os comportamentos do cliente frente à doença;

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    1. Intervenções:

      Promover um ambiente seguro e não ameaçador;
      Estimular o cliente a conversar com amigos ou pessoas significativas;
      Fornecer informações exatas, quando necessárias, sem insistir para que o cliente aceite o que lhe foi apresentando.

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  2. Diagnóstico:
    Déficit de autocuidado relacionado a disfunção perceptiva e cognitiva evidenciado por incapacidade de realizar seu autocuidado

    Resultado esperado:Demonstrará técnicas/alterações do estilo de vida para atender às necessidades de autocuidado

    Intervenções:Desenvolver um plano de cuidados apropriados à situação individual, programando atividades que se adaptem à rotina normal do cliente;
    Ajudar o cliente nas adaptações necessárias para realizar as AVD

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    1. Nesse caso também é muito importante estabelecer uma parceria com o cliente e família para estimular ainda mais a recuperação do paciente e abandono do álcool. E também para ajudá-lo no autocuidado no seu dia-a-dia enquanto não recupera de sua condição, pois a recuperação é gradual e também o paciente pode estar debilitado.

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    2. Outras intervenções que também podemos utilizar nesse caso.
      Apoiar o cliente no processo relativa à saúde e ajuda-lo a desenvolver práticas de autocuidado e metas que promovam a saúde.
      Identificar outros recursos comunitários.
      Ficar disponível para conversar sobre os sentimentos relacionados com a situação.
      Encaminhar para o serviço de atendimento domiciliar, para o serviço social.
      Rever questões de segurança. Modificar as atividades/ ambiente para reduzir o risco de acidentes.
      Reavaliar continuamente o programa de autocuidado e identificar os processos e as mudanças necessárias.

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  3. Diagnóstico: Memória prejudicada relacionada a uso abusivo de álcool evidenciado por embriaguez.

    Meta: Aceitará os limites de sua condição e a melhorará.

    Implementações: Determinar os fatores que podem estar relacionados; ajudar a realizar atividades necessárias; ajudar família e o cliente a estabelecer estratégias para melhorar estilo de vida e segurança; encaminhar/estimular o acompanhamento em programas de reabilitação, sistemas de apoio social/financeiro.

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  4. Diagnóstico: deambulação prejudicada, relacionado ao etilismo, evidenciado por fraqueza em MMII e quedas frequentes.

    Meta: verbalizará que entende a situação/fatores de risco e as medidas de segurança.

    Intervenções: orientar para que o cliente não faça ingesta de bebida alcoólica, encaminha-lo a oficinas, encontros para troca de experiência; não ridiculariza-lo, oferecer atividades para melhorar a crise nervosa.

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    1. É considerada substância psicoativa (drogas) qualquer substância que, utilizada por qualquer via de administração, altera o humor, o nível de percepção ou o funcionamento cerebral, podendo ser legalmente usadas, prescritas ou ilícitas (ilegais). No entanto, não existe uma fronteira nítida entre o que seja um simples uso de drogas, um abuso ou mesmo uma dependência severa pois tudo isto se desenvolve em indivíduos singulares. A condição clínica resulta da interação da substância com a vulnerabilidade fisiológica e social de cada um.
      É importante registrar que, na maior parte das vezes, o início de uso de substâncias psicoativas se dá no lar, com substâncias lícitas e contando com a anuência implícita ou explícita dos pais. As comemorações familiares costumam oportunizar especialmente o uso de tabaco e de álcool, frequentemente presentes até mesmo em festas de primeiro ano de vida das crianças da família.
      Na progressão, desde a experimentação até os problemas, a substância vai assumindo um papel progressivamente mais importante na vida do usuário. Suas atividades e seu círculo social vão ficando cada vez mais associados ao uso, surgindo, então, problemas de natureza familiar, sociais, legais, financeiros e físicos, entre outros causados pela droga.
      Considera-se abuso de drogas quando o uso ultrapassa qualquer padrão social ou médico aceitos para o uso desta substância e isso está causando prejuízos a vida do usuário em um ou mais dos aspectos citados acima. Já a dependência ou uso compulsivo implica uma necessidade ("fissura") pela droga, seja de natureza psicológica ou física. Neste último caso, o organismo da pessoa adaptou-se à droga (tolerância) e apresenta sintomas quando de sua retirada.


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  5. É essencial encaminhar esse cliente aos alcoólicos anônimos, para que ele conheça outros casos como o dele, ou seja, tenha uma troca de experiências. Além de receber o apoio necessário para a sua recuperação!

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  6. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM: Processos familiares disfuncionais relacionados com o alcoolismo evidenciado pela irritabilidade e nervosismo.
    META: Tomar atitudes para modificar os comportamentos autodestrutivos e mudar os comportamentos que contribuem para o uso de álcool pelo cliente.
    INTERVENÇÕES: Rever a história familiar, avaliar os papeis dos membros da família e as circunstancias que envolvem o uso abusivo de substancias psicoativas; Estimular a família a lidar com a raiva; Fornecer informações sobre os efeitos da dependência no humor ou na personalidade do cliente.

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  7. Paternidade alterada relacionado a ausência do vinculo afetivo evidenciado pelo abandono
    Meta: Propiciar a retomada do vinculo de paternidade com seus filhos
    Intervenções: Rever historia familiar,
    Ouvir o paciente em suas queixas,
    Perguntar sobre a família, se possível, tentar descobrir o que causou esse abandono,
    Instruir os familiares quanto a necessidade do paciente quanto a presença dos mesmos em sua vida para ajudar e apoiar em suas futuras e possíveis mudanças.

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  8. Risco de baixa auto estima situacional relacionado perdas

    Meta: Verbalizará que se vê como alguém de valor, uma pessoa importante que participa bem nas relações interpessoais e ocupacionais

    Ações:Determinar a percepção do cliente sobre a ameaça pessoal gerada pela situação atual;
    Avaliar as dinâmicas da família e o apoio oferecido ao cliente;
    Mobilizar os sistemas de apoio;
    Fornecer feedback dos comentários/comportamentos autodepreciativos do cliente para permitir que ele perceba uma visão diferenciada;

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  9. Risco de solidão relacionado ao fato de morar sozinho e não ter contato com parentes

    Objetivo:Estará envolvido em atividades sociais

    Intervenções:Avaliar a presença/proximidade da família;
    Proporciona situações para desenvolver habilidades pessoais;
    Estimular a participação em grupos de interesse pessoal

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