Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS

Relato de Experiência Fiocruz/ BIREME/OPAS/OMS Em álbum interativo com slides e áudios online: https://www.familysearch.org/photos/gallery/album/1049792?playSlideshow Em texto resumido: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155345899?cid=mem_copy História da Escola de Abordagem Terapêutica Intercultural Brasileira Sistêmica de Pics: https://www.familysearch.org/photos/artifacts/155437740?cid=mem_copy

Relato de Experiência "APS Forte"

*Relatório Sistêmico do Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics) em 2022* Encaminhado para o prêmio "APS Forte" OBJETIVOS Objetivo Geral Expandir ações da Escola Sistêmica Híbrida de Santa Cruz Cabrália para ofertar cursos, vivências e capacitações de desenvolvimento pessoal e harmonização com a filosofia sistêmica. Objetivo Específico 1 Oferecer inicialmente oito módulos opcionais, com certificação aos participantes, de auto-cuidado, formação de reiki, toque sistêmico, comunicação sistêmica, prática corporal sistêmica, meditação sistêmica, cuidado sistêmico e prática circular sistêmica. 2 Oferecer suporte online através de rodas virtuais nas redes sociais, ligados ao Programa Voluntário de Apoio e Promoção de Saúde Integral. 3 Registrar atividades em conformidade com o laboratório sistêmico ligado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. 4 Realizar atividades intersetoriais de correlação entre as secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social, turismo, cultura, meio ambiente e qualquer outra do interesse da gestão. 5 Realizar vivências terapêuticas com profissionais da prefeitura, cuidadores, trabalhadores das empresas cadastradas na escola sistêmica. MÉTODOS A divulgação e ofertas dos cursos oferecidos foram realizadas na plataforma do Programa de Apoio e Promoção de Saúde Integral, onde também ficaram arquivadas algumas das postagens e documentários produzidos, através de arquivologia digital em nuvem gratuita. As aulas sistêmicas foram executadas via sala no aplicativo gratuito google meet, após divulgar o link nos grupos virtuais institucionais específicos, onde foram reunidos os contatos matriculados nos cursos, nos aplicativos telegram e whats app. O controle do desempenho dos discentes foi feito via planilhas digitais do google, sempre monitoradas pela gestão e por cartões de aprazamento, registrados à mão pelos discentes e rubricados pelo docente após o cumprimento das tarefas. As apresentações, seminários, conferências, oficinas e demais eventos online da rede foram divulgados e realizados através da mesma plataforma e rede virtual. Foi realizado acolhimento e cadastro online através de bancos de dados gratuitos do google, seguido de apoio e acompanhamento através das dinâmicas e anúncios de eventos das rodas virtuais. Foi construída planilha do google com informações sobre o público alvo coletadas por esforços voluntários. Foram promovidas reuniões regulares online ou presenciais com as secretarias envolvidas, de acordo com as possibilidades da gestão. As vivências foram realizadas sob a supervisão do Serviço Social e Enfermagem do NASF/Npics de Santa Cruz Cabrália, tanto no seu respectivo Espaço físico dentro da Clínica Municipal de Reabilitação e Fisioterapia, quanto virtuais e nos Espaços cadastrados no Programa de Saúde Integral, como o Espaço Korihé, Instituto Terra Máter, Espaço Flor de Lótus, Vila Criativa e Base de Canoagem Havaiana da CPP Extreme. Nas redes sociais como whatsapp e Google meet, foram utilizadas a condução de oficinas de auto massagem, meditação reikiana e sistêmica, a abordagem integrativa indígena Korihé, assim como a Terapia Comunitária Integrativa e a Constelação Familiar Sistêmica. As abordagens em Grupo utilizaram os espaços virtuais do whatsapp, facebook, youtube e instagram do Programa Voluntário de Promoção de Saúde Integral, que já atua em parceria online com a Prefeitura de S. C. Cabrália há vários anos. Por conta das demandas dos atendimentos na pandemia, iniciei a realizar abordagens através de listas de transmissão com contatos de moradores cadastrados em Cabrália, divididos entre os temas solicitados, ainda em construção coletiva (Pics em geral, emagrecimento, realização profissional, dor crônica, relacionamentos saudáveis, resiliência, controle da raiva e agressividade, angústia espiritual). Com relação aos atendimentos presenciais, onde foram pactuados e desenvolvidos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), com a equipe do Nasf e foram acolhidos alguns casos, com sessões terapêuticas sistêmicas. Relatando um pouco mais a respeito dos métodos adaptativos que utilizamos, buscamos priorizar o uso das redes sociais e outros recursos à distância, que conseguissem abranger os princípios da atenção psicossocial. Os técnicos da estratégia de saúde da família e o atendimento online dos psicólogos conseguiram rastrear e captar muitos dos casos que não conseguiram desenvolver a autonomia da cura com medidas caseiras para a resiliência emocional. Alguns precisaram arriscar-se à atendimentos presenciais na Sala do Nasf, na Clínica de fisioterapia, que foram desenvolvidos uma ou mais vezes por semana, quando solicitado pelo Serviço social, em casos prioritários, ou nas Unidades de Saúde da Rede e nestas circunstâncias, em casos classificados como necessários para desenvolvimento de Projeto Terapêutico Singular, foram introduzidas Pics em associação à abordagem psicológica, como exemplo a Auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, Shiatsu, Constelação Familiar Sistêmica e Imposição de Mãos/Reiki presencial ou à distância. Foram atendidos presencialmente alguns casos encaminhados, acompanhados pelos Psicólogos, Patrícia e Anderson, com sessões terapêuticas. Foram encaminhados alguns casos também pelos médicos e odontólogos, para avaliações sobre sessões de reiki ou constelação sistêmica. Foram atendidos presencialmente alguns casos, que não aderiam ao atendimento com a psicologia. Foram atendidos casos do Programa "Cuidando do Cuidador", onde não foram abertos prontuários, pois os servidores envolvidos desejavam que não houvessem registros. As sessões terapêuticas sistêmicas presenciais foram executadas para um grupo de pessoas, que nos forneceram o cartão SUS, e receberam acompanhamento diário ou semanal através de rodas sistêmicas no Whats App, tanto do voluntariado do Projeto Social parceiro, quanto grupos criados pela equipe do Nasf, com o propósito de educação popular, incluindo as Pics. De forma sistêmica, foi expressa profunda gratidão, tanto aos gestores, quanto à todas nossas equipes da rede APS e especialmente pela entrega dos que receberam nossos cuidados, científicos, holísticos e tecnológicos. RESULTADOS Do ponto de vista técnico-científico, o ano foi especialmente importante, pois conseguimos expandir ações da monitoria do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia para a Atenção Básica, adaptando o uso conjunto destas técnicas à novas associações com a abordagem da Psicologia da ACP e da TCC (No Caps, já havíamos integrado as Pics à psicologia transpessoal, à Fisioterapia e ao Serviço Social), assim como à Educação Física. Continuar otimizando a associação das 29 pics cadastradas pelo Ministério com outras abordagens e as intervenções da equipe interdisciplinar, também é uma das metas do Lab-Pics para 2022. A partir do momento em que foi inaugurada a Clínica de Reabilitação e Fisioterapia, com uma sala para o Nasf, as forças, atenção e energias tanto da Enfermagem e Serviço Social do Nasf/Npics como de alguns voluntários e estudantes da Escola Energético- Sistêmica que foi organizada pela Atenção Básica, estiveram voltadas ao desenvolvimento das atividades do Laboratório Sistêmico de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Lab-Pics). Foram ministradas aulas teóricas online e práticas vivenciais de um curso de reiki, toque terapêutico Sistêmico e integrativo, para profissionais, voluntários e usuários do SUS. Foram formadas classes para estudar e praticar aspectos da abordagem sistêmica, como a comunicação, meditação, práticas corporais e cuidado sistêmico. Foram alcançados excelentes resultados, como mérito de um belo esforço coletivo e não egóico. Em meio à uma verdadeira "batalha invisível", a um "combate emocional", vivenciado por nossos pacientes, ainda em período pandêmico, conseguimos coletar explêndidos relatos e evoluções bem sucedidas em casos que foram atendidos utilizando Pics através da internet e especialmente em alguns casos, atuando ao lado da Assistente Social e a Psicóloga do NASF e os demais psicólogos, da Policlínica e Caps. Nossa profunda gratidão, Diego da Rosa Leal Enfermeiro e Professor Sistêmico Laboratório Vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (Npics/Geppics/UFSB) Prefeitura de Santa Cruz Cabrália

sábado, setembro 28, 2013

Distúrbio Cognitivo



Paciente F.V.S  78 anos, do sexo masculino, deu entrada no hospital geral debilitado, com  delírios, alucinações, agressividade, acompanhando por sua filha  M.N.V  está  refere que desde que F.V.S  perdeu a esposa passou a ter alucinações, passou a vagar pelas ruas sozinhos, não se alimenta, não reconhece os filhos, troca a noite pelo dia, agressivo com os familiares,não toma banho. O Cliente aposentado, mora com dois filhos e cinco netos em sua residência, casa de taipa com dois quartos, uma sala, sendo que o banheiro e a cozinha são do lado de fora da casa.  Sua Filha M.N.V refere que mantém o pai preso em sua residência, pois ele vive desaparecendo e teme que aconteça  algo pior.

6 comentários:

  1. Diagnóstico: Risco de violência direcionada a si próprio e a outras pessoas relacionado ao distúrbio cognitivo.
    Meta: Demonstrará autocontrole
    Intervenções: Verificar a existência de paranóia e ilusões ou alucinações;
    Reorientar o cliente quanto ao tempo/lugar/individualidade;
    Proporcionar medidas de segurança;
    Monitorar o regime terapêutico;
    Determinar a disponibilidade de meios para cometer suicídio/homicídio;
    Estabelecer um acordo com o cliente com relação à sua segurança pessoal/à segurança de outras pessoas;
    Manter uma atitude tranqüila, prática e imparcial

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  2. Diagnóstico: Processos de pensamento perturbado relacionado aos delirios evidenciado pela agressividade.
    Meta: Manterá a orientação para a realidade
    Intervenções: Avaliar a capacidade de entender os acontecimentos e fazer uma avaliação realista da situação;
    Avaliar a ingestão de álcool, uso de substâncias psicoativas, tabagismo e os padrões de sono e de alimentação;
    Estimular a comunicação com a equipe/família;
    Ajudar o cliente a utilizar técnicas de distração, recreação e relaxamento;
    Confrontar o cliente quando seu comportamento for inadequado, enfatizando a diferença entre palavras e ações;
    Ajudar o cliente a estabelecer limites aos comportamentos ativos e a aprender meios de expressar as emoções de modo aceitável;
    Reconhecer as dificuldades e as realidades da situação

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  3. Manutenção ineficaz da saúde relacionado as perdas evidenciado por não assumir a responsabilidade por realizar as práticas básicas de saúde

    Objetivo:Identificará as atividades necessárias à manutenção da saúde

    Ações:Encaminhar para aconselhamento/terapia, saúde mental e grupos de apoio para necessidades especiais, quando for indicado;
    Avaliar as dificuldades à participação do regime terapêutico;
    Desenvolver um plano de cuidados apropriados à situação individual, programando atividades que se adaptem à rotina normal do cliente;
    Avaliar os fatores emocionais/psicológicos que afetam a situação atual;
    Planejar o máximo de atividades de acordo com a tolerância do cliente;
    Rever a história e obter informações sobre eventos traumáticos que possam ter ocorrido;
    Apresentar o cliente a outras pessoas que tenham interesses semelhantes/compartilhados e que lhe possam oferecer apoio;
    Ajudar o cliente a distinguir isolamento do sentimento de estar só/de se sentir só e evitar retração social;
    Avaliar o desejo/nível de habilidade para atender às necessidades de manutenção da saúde, bem como às AVD de autocuidado

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  4. Risco de infecção relacionado a ter hábitos desfavoráveis à saúde
    Objetivo:Verbalizará que compreende os fatores causadores/risco pessoais
    Ações: Detectar os fatores de risco;
    Orientar sobre os cuidados com a higiene e com alimentação;
    Explicar sobre a relação que existe entre ter hábitos desfavoráveis a saúde e as doenças;
    Realizar visita domiciliar para verificar se as instruções estão sendo colocadas em prática.

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  5. Déficit de autocuidado relacionado a disfunção perceptiva e cognitiva evidenciado por incapacidade de realizar seu autocuidado

    Resultado esperado:Demonstrará técnicas/alterações do estilo de vida para atender às necessidades de autocuidado

    Intervenções:Desenvolver um plano de cuidados apropriados à situação individual, programando atividades que se adaptem à rotina normal do cliente;
    Ajudar o cliente nas adaptações necessárias para realizar as AVD

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  6. DE: Nutrição desequilibrada:menos do que as necessidades corporais relacionada a ausência de ingestão de alimentos evidenciado por falta de interesse pelos alimentos.

    Meta: Demonstrará interesse por alimentos e ganho ponderal e progressivo de peso até chegar à meta estabelecida.

    Intervenções: Conversar sobre hábitos alimentares, inclusive as preferências, as aversões alimentares e respeitar desejos do cliente;
    Incentivar e oferecer a ingestão de proteínas, carboidratos e calorias;
    Estimular o cliente a escolher os alimentos que lhe pareçam apetitosos;
    Oferecer suplementos de vitaminas/minerais.

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